Aniversário do Theatro da Paz ganha especial na TV Cultura

Mais importante casa de espetáculos de Belém completa 143 anos

Redação Integrada do Grupo Liberal, com informações da Agência Pará
fonte

Nesta segunda-feira (15), o Theatro da Paz, o primeiro teatro de ópera da Amazônia e o maior do Estado completa 143 anos. Fundado em 1878, o prédio em estilo neoclássico é um dos mais luxuosos do país, sendo considerado um Teatro-Monumento. Este ano, o Da Paz inova com uma forte presença também no ambiente digital.

Para a celebrar a data, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Rede Cultura de Comunicação (Funtelpa), vai exibir um programa especial nesta segunda-feira (15), às 18h30, na TV Cultura (canal 2.1).

Com uma de duração, a iniciativa contará com a participação do diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo; do maestro Miguel Campos Neto, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP); e do maestro Nelson Neves, regente da Amazônia Jazz Band (AJB). Haverá ainda a execução inédita da Ópera "O Telefone", de Gian Carlo Menotti, gravada como parte do Festival de Ópera de 2020.

"Este ano, não foi possível abrir as portas para o público na celebração de aniversário do Theatro da Paz, mas a tela da TV Cultura amplia nosso alcance, em mais uma bela parceria, enquanto nosso querido teatro recebe o carinho e o cuidado de uma ampla obra de revitalização que vai deixá-lo ainda mais bonito e modernizado. A programação produzida durante o ano de 2020 é de altíssima qualidade técnica e artística e temos certeza de que o público vai adorar!", garantiu a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

Em 2020, o Theatro da Paz precisou fechar as portas no dia 17 de março. O desafio de fazer a arte chegar até o público gerou iniciativas fecundas, como o Palco Virtual, o Tour Virtual pelos espaços da casa de espetáculos, além da criação de sítios especiais na web, como site, canal no YouTube e perfil no Instagram.

O diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo, destacou o desafio de adaptar as atividades durante a pandemia. "Foram meses muito desafiadores até aqui, mas estamos felizes com os excelentes resultados alcançados no processo de nos reinventarmos, quando criamos uma programação intensa de apresentações virtuais; uma escola virtual com 80 alunos bolsistas, em um momento de dificuldade para toda a classe artística; o tour virtual; o Festival de Ópera, mantido vivo e ativo, apesar da pandemia; e o Palco Virtual, que ampliou os limites de alcance da produção cultural do TP", frisou.

Lançado em 10 de setembro do ano passado, o Palco Virtual, projeto do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), disponibiliza apresentações da OSTP, da Amazônia Jazz Band e do Festival de Ópera. A ação visa dar continuidade ao projeto de itinerância iniciado em 2019, que buscava descentralizar as ações do Theatro e possibilitar que novos públicos tivessem contato com as produções.

Os vídeos são divididos em três canais presentes dentro do canal principal do Theatro da Paz no YouTube, intitulados Jazz, Ópera e Concertos, que juntos já somam mais de 8.6 mil visualizações. Entre as apresentações mais assistidas, têm destaque "What the world needs now is love", executada pela AJB; a "Aria do Toreador Carmen", apresentada pela OSTP; e trechos da ópera La Bohème.

O canal já possui 1.927 seguidores e mais de 11 mil visualizações nos 86 vídeos publicados. A conta foi criada em setembro de 2020 e, em poucas semanas, alcançou número de seguidores suficientes para adquirir domínio próprio: www.youtube.com/c/theatrodapaz_TP.

Além do canal e do site, o Theatro da Paz conta com um perfil no Instagram que, apesar de recente, já possui mais de 2.700 seguidores.

Com a suspensão das visitas em decorrência das medidas de proteção contra o novo coronavírus, a Secult criou o projeto do Tour Virtual do Theatro da Paz. Por meio de um link disponível no site do teatro, o internauta tem a oportunidade de fazer um passeio por até 10 espaços do prédio.

Antes da pandemia, o Da Paz recebia mensalmente cerca de 6.500 pessoas, provenientes das visitas guiadas e do público dos espetáculos. Em nove meses de Tour Virtual, já foram mais de 13 mil acessos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA