CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alter do Chão recebe festival de cinema

O Fest Alter tem expectativa de reunir 50 mil pessoas durante toda a semana

Redação Integrada
fonte

A vila de Alter do Chão do município de Santarém no oeste do Pará receberá de 21 a 27 de outubro o evento de abrangência mundial da sétima arte, o Festival de Cinema de Alter do Chão denominado Fest Alter. O evento trará exibições de curtas, médias e longas-metragens, além de documentários, filmes feitos em telefone celular, oficinas, palestras, seminários e shows (artistas locais da música, dança, apresentações de etnias indígenas, folclóricas e outras).

Para o Fest Alter foram inscritos 1.979 filmes, as produções vieram de lugares da Amazônia, de outras cidades brasileiras e do exterior e resultou na inclusão de 98 países participantes. Estima-se a participação de 50 mil pessoas. O evento é coordenado pela Krioca Comunicação e tem apoio da Prefeitura de Santarém, por meio de suas secretarias. O evento é gratuito, mas arrecada contribuição de 1 kg de alimento não perecível para ser distribuído nas entidades filantrópicas de Alter do chão e da área urbana da cidade.

A realidade peculiar dos nativos será apreciada em grande parte dos espaços que comporão o evento, além disso, o festival tenta se aliar a sustentabilidade por meio da ornamentação na Praça do Çairé e Lago dos Botos com elementos colhidos dentro da floresta mostrando a pluralidade cultural dos povos étnicos da vila. A consciência ambiental será destaque na ornamentação com resíduos do incêndio ocorrido no mês de setembro em pontos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão que também serão transformados em arte junto com outros elementos.

O artista plástico coordenador da criação e montagem do cenário e também nativo de Alter do Chão, Nilson Coelho, informou como ocorreu o processo da captura dos materiais. "Assim como os antepassados deste lugar, os índios da etnia Borari, a nós, nativos cabe sermos os primeiros a ter o respeito pela nossa casa Mãe, a floresta Amazônica. Incluir os resíduos é uma estratégia de limpeza ambiental para que o verde possa brotar mais rápido na área e também uma estratégia de reflexão ao uso consciente do meio ambiente. E o mais interessante é que a colheita dos materiais foi realizada por um grupo formado por pessoas de diferentes raças e etnias, uma grande pluralidade cultural.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA