Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

28ª edição do Auto do Círio: 'Agradecer, Bendizer, Celebrar' marca retorno ao cortejo presencial

As inscrições de participantes podem ser feitas até hoje, 12

Emanuele Corrêa

Amanhã, 13, iniciam os ensaios do "Auto do Círio". O projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, está na 28ª edição e, em 2022, traz o tema: "Agradecer, Bendizer, Celebrar". A apresentação será no dia 7 de outubro e marca o retorno do cortejo ao modo presencial, após as restrições da pandemia de Covid-19. As inscrições de participantes podem ser feitas até hoje, 12.

Tarik Coelho, é professor universitário e coordenador do Programa de Extensão Auto do Círio. O docente explica que os ensaios acontecem sempre às 19h, em dois locais de ensaio. "Os ensaios começam dia 13, sempre às 19h e até o dia 16 estaremos na Escola de Música. Depois, do dia 19 até o dia do Auto do Círio estaremos na Praça Felipe Patroni", explicou.

Questionado sobre o tema deste ano é, ele diz que "Agradecer Bendizer Celebrar" foi escolhido para celebrar o que foi alcançado ao longo do ano. "Escolhemos esse tema para poder agradecer todo esse momento do retorno presencial, bendizer todas as graças alcançadas e celebrar a nossa união nesse momento de alegria e homenagens para Nossa Senhora. Este é o Auto do Círio de retorno ao presencial, e estamos muito felizes de poder realizar novamente nas ruas da cidade velha", pontuou.

A expectativa de participação gira em torno de 500 pessoas, revela Tarik. Mas a adesão nas ruas no cortejo é maior, contou. "Comumente, no Auto do Círio, participam cerca de 500 pessoas para a realização do mesmo, incluindo elenco e equipe técnica. No ano de 2019, tivemos uma média de 70 mil pessoas [no cortejo]. Neste retorno ao presencial, estimamos que esse número seja superado", comentou confiante.

O professor reforça o convite para quem deseja participar do Auto do Círio, o formulário online está disponível nas redes sociais do projeto. Os interessados devem preencher o nome, e-mail, RG, CPF e deixar um telefone para contato, além de participar da montagem nas datas e horários estabelecidos. "O Autor do Círio é aberto a toda comunidade, quem tiver interesse de participar, só se inscrever no Instagram oficial do Auto do Círio e participar dos ensaios", finalizou.

 

Tradição do mês de Outubro

Desde 1993 e atualmente com 28 edições, o Auto do Círio ganhou adeptos e se fortaleceu, enquanto programação esperada pelos belenenses no contexto do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nos últimos dois anos de pandemia, o professor Tarik Coelho e equipe, além dos participantes vivenciaram a experiência do on-line.

No primeiro ano de transmissão on-line o tema escolhido foi: “Mãe, Livrai-nos do mal, Amém!”, as encenações foram feitas em vídeo, com transmissão pelo Youtube. Em 2021 o tema escolhido foi "Sagradas Conexões". Mesmo com a possibilidade de vacinação na época, o cenário ainda tinha restrições para aglomerações.

Apesar de o "Auto" ter dado certo nas duas edições on-line, o coordenador celebra o retorno ao presencial. Este ano, há uma alteração no percurso: a concentração será na Fonte D'Água da Casa das 11 Janelas. O cortejo seguirá pelas ruas até a Igreja da Sé, onde ocorrerá a "exortação", posteriormente seguirão até o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), onde acontecerá a "coroação". O Auto do Círio finaliza o percurso na Praça Felipe Patroni, onde ocorrerá a "ascensão do manto".

 

Confira os últimos temas

2022 -  "Agradecer, Bendizer, Celebrar"
2021 -  “Sagradas Conexões” e
2020 -  “Mãe, Livrai-nos do mal, Amém!” primeira vez online
2019 -  "Maria, Mãe de Todas as Matas",
2018 - "Maria – Diversidade do Amor"
2017 - a "Por uma Belém de Paz"
2016 - “Belém de Nazaré 400 Anos de Fé” e homenageia o aniversário da cidade

 

Serviço:

Evento: Ensaio do Auto do Círio

Data: 13 de setembro a outubro.

Cortejo: 7 de outubro.

Formulário: acesse aqui

Mais informações: @autodocirio

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA