Sisu 2026: é possível usar nota do Enem de anos anteriores? Confira as regras e principais dúvidas
Nesta edição única do Sisu 2026, estão sendo ofertadas cerca de 274,8 mil vagas para cursos de graduação
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já têm data marcada para o dia 19 de janeiro, mas apesar disso, diversas dúvidas ainda são comuns aos candidatos, principalmente sobre as mudanças nas regras e no processo de inscrição.
Pensando nisso, o OLiberal.com te detalha todas as informações sobre a edição de 2026 do processo seletivo. Confira abaixo.
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. A classificação dos candidatos é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O processo respeita as vagas disponíveis, os critérios de cada curso e as políticas de ações afirmativas, como cotas. Nesta edição única do Sisu 2026, estão sendo ofertadas cerca de 274,8 mil vagas para cursos de graduação, com ingresso previsto tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026.
Quando acontece o Sisu 2026?
O período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 vai de 19 de janeiro até as 23h59 do dia 23 de janeiro.
O prazo é único e válido para candidatos que desejam concorrer a vagas em cursos com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo, já que, desde 2024, o Sisu passou a ter apenas uma edição anual.
O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro. Já o período de matrícula dos selecionados começa a partir de 2 de fevereiro. Os candidatos que não forem aprovados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
Notas de quais anos são aceitas no Sisu 2026?
Pela primeira vez, o programa passa a aceitar as notas das três edições mais recentes do exame: Enem 2023, 2024 e 2025.
No entanto, não poderão utilizar as notas no Sisu 2026 os participantes que realizaram o Enem nesses anos na condição de treineiro, já que esse tipo de inscrição não habilita o candidato a concorrer a vagas no ensino superior.
Como funcionará a seleção do Sisu 2026?
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a seleção no Sisu 2026 será baseada na pontuação que gerar a melhor média ponderada no curso escolhido pelo candidato.
Cada participante do Enem recebe uma nota em cada área do exame: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação. No Sisu, essas notas recebem pesos diferentes de acordo com o curso e a universidade.
Essa novidade visa ampliar as oportunidades de ingresso no ensino superior, permitindo que o candidato utilize o melhor desempenho obtido nas três últimas edições do Enem para concorrer às vagas.
VEJA MAIS
Quem pode se inscrever no Sisu 2026?
É necessário ter realizado pelo menos uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025), ter obtido nota acima de zero na redação e ter concluído o ensino médio.
Posso marcar mais de uma opção de curso?
No Sisu 2026, cada candidato pode selecionar até duas opções de curso. É possível alterar essas escolhas durante todo o período de inscrições, mas é importante ficar atento aos prazos.
Durante o período de inscrição, o sistema divulga diariamente, sempre à meia-noite, as notas de corte parciais de cada curso. As escolhas podem ser editadas quantas vezes forem necessárias, desde que dentro do prazo, que vai até as 23h59 do dia 23 de janeiro.
Como se inscrever no Sisu 2026?
As inscrições para o Sisu 2026 serão feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único, do governo federal. Todos os candidatos devem acessar o site oficial para se cadastrar e escolher os cursos desejados.
Qual a quantidade de vagas no Sisu 2026?
O Sisu 2026 oferece 274,8 mil vagas, distribuídas em 7.388 cursos de 136 universidades espalhadas por todo o Brasil.
Entre os cursos mais procurados e com maior número de vagas, Pedagogia lidera o ranking, com 10.145 oportunidades, seguida por Administração e Matemática.
É possível consultar o número de vagas?
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um sistema de consulta que permite ao candidato conferir detalhadamente: a quantidade de vagas disponíveis por curso, a distribuição de vagas por instituição e município; assim como as regras do processo seletivo de cada universidade.
Para acessar todas essas informações e se organizar melhor consulte aqui.
(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com.)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA