Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

RODOLFO MARQUES

Rodolfo Silva Marques é professor de Graduação (UNAMA e FEAPA) e de Pós-Graduação Lato Sensu (UNAMA), doutor em Ciência Política (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFPA), MBA em Marketing (FGV) e servidor público.

Eleições 2022: cenário do Pará indica favoritismo de Helder Barbalho (MDB) na campanha de reeleição

Rodolfo Marques

Entre 20 de julho e 05 de agosto de 2022, os partidos realizam suas convenções para a definição dos nomes que vão concorrer aos cinco cargos em disputa neste pleito – presidente, governador, senador (um por estado), deputado federal e deputado estadual. Os quadros eleitorais começam a ficar mais claros e é possível apresentar tendências e estratégias.

No Pará, na disputa para o governo, Helder Barbalho, que preside o estado desde janeiro de 2019, emerge como o franco favorito para a reeleição, de acordo com algumas pesquisas formais já realizadas, com outras perspectivas informais.

Um primeiro ponto desse favoritismo está no campo dos apoios políticos construído durante sua gestão. Helder Barbalho conseguiu ter muitos projetos aprovados na Assembleia Legislativa do Pará, obtendo suporte de cerca de 33 a 35 deputados, de um total de 41. Ao mesmo tempo, nos 144 municípios do Pará, além de ser fazer presente em todas as regiões, obteve apoio, muitas vezes, de cerca de 120 prefeitos.

Um segundo aspecto da popularidade de Helder está em ações pontuais e temáticas no seu governo. Aqui, é possível destacar o enfrentamento da pandemia de Covid-19, com várias ações restritivas, e a corrida pela distribuição das diferentes vacinas em todo o estado. Ao mesmo tempo, o protagonismo do atual governador nas questões ambiental e de defesa da Amazônia deu a ele uma grande exposição para os públicos local, nacional e internacional.

Ao mesmo tempo, o governador se manteve muito forte nas plataformas digitais, não somente para comunicar ações do governo, mas também para mostrar outras facetas de sua trajetória pessoal, em ambientes familiares, com registros de fotos históricas e, em algumas vezes, dançando, fazendo churrasco ou tomando banho de igarapé. Nesse contexto, o Instagram , no qual seu perfil tem 532 mil seguidores, e o Twitter, com perfil de 165.400 seguidores acabam com mais destaque.

Por fim, a reeleição de Helder Barbalho pode ser apontada como o cenário eleitoral mais provável pela fragilidade da oposição e/ou de candidaturas adversárias. Não se formou uma candidatura alternativa que pudesse “bater de frente” com o atual governador, nem à direita e nem à esquerda. O atual senador Zequinha Marinho (PL), que já confirmou sua candidatura, trabalha para fazer a sua campanha se viabilizar, buscando o apoio efetivo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PT), candidato à reeleição e que dispõe de um forte eleitorado no estado.

O primeiro turno eleitoral ocorre em 02 de outubro de 2022 e, até lá, muita coisa ainda vai se desenrolar, ainda mais com o nível de acirramento que se avoluma a cada semana. Cabe a candidatos, partidos, federações e coligações buscarem as melhores alternativas de conexão com os votantes para conseguir as tão almejadas vitórias eleitorais.

Palavras-chave

Rodolfo Marques
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RODOLFO MARQUES