CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dicas de Concursos

Karina Jaques

Professora de Direito Constitucional, Palestrante, Mentora e Advogada. Especialista em Concursos Públicos e Exame da OAB e autora da Editora Saraiva em diversas obras voltadas para o seu público.

O TJPA abriu edital para Residência Jurídica. Mas o que é exatamente uma Residência Jurídica?

Karina Jaques
fonte

A Residência Jurídica é um programa de formação prática e teórica voltado a bacharéis em Direito que estejam iniciando sua carreira profissional. Inspirado no modelo das residências médicas, esse tipo de programa tem como objetivo qualificar jovens juristas para atuação no sistema de Justiça, combinando aprendizado supervisionado com imersão no ambiente forense.

Durante a residência, o participante atua diretamente em unidades judiciais ou no Ministério Público, sob a orientação de magistrados ou membros do MP. Suas atividades incluem pesquisa jurídica, elaboração de minutas de despachos e decisões, participação em audiências e outras tarefas jurídicas do dia a dia.

Além da prática, a Residência Jurídica também oferece uma formação teórica estruturada, geralmente promovida por escolas da magistratura ou instituições conveniadas. O residente participa de cursos, seminários e trilhas de aprendizagem que complementam a experiência prática.

Cada programa tem regras próprias, mas, em geral, exige que o participante tenha concluído a graduação em Direito há no máximo cinco anos; ou esteja cursando especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área jurídica; não atue como advogado(a) ou servidor(a) público(a) ativo(a); tenha boa conduta e disponibilidade para dedicação de 30 a 40 horas semanais.

Ao final, geralmente o residente recebe certificado, que pode ser considerado como título em concursos públicos. A residência não gera vínculo empregatício, mas costuma oferecer bolsa remunerada e auxílio-transporte.

É uma excelente porta de entrada para quem busca experiência prática qualificada e deseja se preparar para carreiras jurídicas como magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia Pública.

Para quem quer uma vaga, o TJPA está com edital aberto para Residência Jurídica e a mentora Vanessa Mansur orienta como estudar.    

Para auxiliar quem está estudando para as provas do concurso de Residência Jurídica do TJPA a coluna entrevistou a Mentora Vanessa Mansur.   

Vanessa deu as seguintes orientações:   

1 - Esteja atualizado nas jurisprudências e súmulas.   

2 - Estude os assuntos focando em questões objetivas e discursivas.    

Para acessar a íntegra dessa e de outras entrevistas sobre concursos públicos, entre na área O Liberal Concursos, no Youtube, e nos siga nas redes sociais @oliberal e @professorakarinajaques.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Karina Jaques
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMOS POSTS