Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Oscar 2020

Marco Antônio Moreira

A maior virtude do "Oscar", maior prêmio do cinema americano, é interesse que gera no imenso mundo de cinemaníacos espalhados em diversas cidades.

No período de sua premiação, percebo um comportamento diferenciado de quase todos aqueles que gostam de cinema que procuram pelos filmes indicados e, virtualmente ou não, trocam ideias sobre a qualidade dos filmes e seus favoritos para cada categoria. Este ano, como tem ocorrido nas últimas edições, o interesse é intenso por todos os filmes selecionados pela academia de cinema americana.

Como hoje é dia do "Oscar", para colaborar com os interesses diversos que o prêmio gera no público, selecionei algumas categorias para indicar quais são os favoritos da academia e os filmes que eu gostaria que fossem premiados. Afinal, além dos interesses comerciais de uma poderosa indústria cinematográfica, é importante, como sempre, assistir bons filmes e indicá-los para quem também gosta de CINEMA.

Melhor filme
O Irlandês (foto), Adoráveis Mulheres, Era Uma Vez em… Hollywood, Parasita, História de um Casamento, 1917, Coringa, Ford vs Ferrari, Jojo Rabbit.
Favorito: 1917. Meus preferidos: Parasita, O Irlandês e Coringa.

Diretor
Bong Joon-Ho por Parasita, Martin Scorsese por O Irlandês, Sam Mendes por 1917, Todd Phillips por Coringa, Quentin Tarantino por Era Uma Vez em… Hollywood.
Favorito: Sam Mendes. Meus preferidos: Bog Joon-Ho, Martin Scorsese e Todd Philips.

Melhor ator
Antonio Banderas por Dor e Glória, Leonardo DiCaprio, por Era Uma Vez em… Hollywood, Adam Driver por História de um Casamento, Joaquin Phoenix por Coringa, Jonathan Pryce, por Dois Papas.
Favorito: Joaquin Phoenix. Meu preferido: Joaquin Phoenix.

Melhor atriz
Saoirse Ronan por Adoráveis Mulheres, Charlize Theron por O Escândalo, Scarlett Johansson por História de um Casamento, Renée Zellweger por Judy – Muito além do Arco-Íris, Cynthia Erivo por Harriet.
Favorita: Renée Zellweger. Minhas preferidas: Renée Zellweger, Scarlett Johansson, Charlize Theron.

Melhor ator coadjuvante
Brad Pitt por Era Uma Vez em… Hollywood, Joe Pesci por O Irlandês, Al Pacino por O Irlandês, Anthony Hopkins por Dois Papas, Tom Hanks por Um Lindo Dia na Vizinhança.
Favorito: Brad Pitt. Meus preferidos: Joe Pesci, Al Pacino.

Melhor atriz coadjuvante
Kathy Bates por O Caso Richard Jewell, Laura Dern por História de um Casamento, Scarlett Johansson por Jojo Rabbit, Florence Pugh por Adoráveis Mulheres, Margot Robbie por O Escândalo.
Favorita: Laura Dern. Minhas preferidas: Laura Dern, Kathy Bates e Margot Robbie.

Na conclusão deste texto, soube do falecimento do grande ator/produtor Kirk Douglas. Por isso, a coluna de hoje é dedicada à Kirk Douglas. Obrigado, Kirk!

AGENDA

Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes)
Em Março – "Mar de Rosas" (1977) com Norma Benguell, Hugo Carvana e Cristina Pereira. Homenagem à cineasta Ana Carolina. Sessão às 19 h. Entrada franca.

Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem)
Dia 20/02 – "Hamlet" (1948) de Laurence Olivier. Com Laurence Olivier e Jean Simmons. Sessão às 18 h. Entrada franca.

Cine Líbero Luxardo
Até dia 12/02 – "Bixa Travesty" e "Adoráveis Mulheres".
Dia 15/02 – "O Enigma de Outro Mundo" (1982) de John Carpenter. Sessão Cult às 15h. Entrada franca.

Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) (Casa das Artes)
Em Março - Palestra sobre a obra do cineasta italiano Federico Fellini. Ação comemorativa do centenário de Fellini. Horário: 18h30min.

Cine FIBRA (Centro Universitário FIBRA)
Dia 15/02 – "Dunkirk" de Christopher Nolan. Com Fionn Whitehead, Mark Rylance, Tom Hardy. Sessão às 16h. Entrada franca.

Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará)
Dia 11/02 – "A Viagem do Capitão Tornado" (1990) de Ettore Scola. Com Ornella Muti. Sessão às 19 h. Entrada franca.

ESTREIAS

"Corniche Kennedy" de  Dominique Cabrera

"Bixa Travesty" de Kiko Goifman e Claudia Priscilla

"Adoráveis Mulheres" de Greta Gerwig

"Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fabulosa" de Cathy Yan

"Jojo Rabbit" de Taika Waititi

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!