Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Os Lançamentos da semana e Festival Cine System Diversidades

Esta semana a coluna Cinenews comenta os filmes "Uma Aventura Lego 2", "Escape Room" e "Lembro Mais dos Corvos"

Marco Antônio Moreira

Os lançamentos da semana são: “Um Aventura Lego 2” (circuito comercial), “Escape Room” (circuito comercial), “Lembro mais dos Corvos” (Cine Líbero Luxardo) e “Chá com Damas” (Cine Líbero Luxardo). Na rede de cinemas Cine System, será realizado o Festival Cine System Diversidades com alguns filmes inéditos no circuito local de exibição.

“Uma Aventura Lego 2” é uma animação que se passa cinco anos após os eventos do primeiro filme (lançado em 2014). A batalha contra inimigos alienígenas faz com que a cidade Lego torne-se Apocalipsópolis, onde nada mais é surpreendente. O personagem Emmet constrói uma casa para que possa com Lucy, mas ela ainda o considera ingênuo demais. Quando um novo ataque captura não apenas Lucy, mas também Batman, Astronauta, UniKitty e o pirata, levando-os ao sistema planetário de Manar, cabe a Emmet construir uma espaçonave e partir em seu encalço.

“Escape Room” é um filme de suspense e terror que deve chamar atenção dos fãs destes gêneros. Com momentos complicados em suas, seis pessoas são misteriosamente convidadas para uma experiência: ficar fechados em uma imersiva sala enigmática com diversas armadilhas. Quem conseguir sair, ganhará um milhão de dólares. Durante a experiência, eles percebem que os perigos são mais mortais do que imaginavam.

“Lembro mais dos Corvos” de Gustavo Vinagre é um documentário nacional que chega ao circuito pela Sessão Vitrine com a intenção de dar espaço para filmes brasileiros. Durante uma crise de insônia, Julia Katharine, uma mulher transexual, conta a história de sua vida através de um monólogo. A intimidade da personagem é exposta por relatos reais de resistência e sua própria aceitação. O filme foi selecionado para a Semana de Cinema 2018.

“Chá com Damas” tem no elenco atrizes de excelente nível como Judi Dench, Joan Plowright, Eileen Atkins e Maggie Smith. Juntas na arte de atuar por tantos anos, elas conversam sobre diversos assuntos de maneira sincera e falam sobre vários assuntos, incluindo suas carreiras, vida pessoal e suas amizades. Direção de Roger Michell, de “Uma Manhã Gloriosa” (Diane Keaton, Harrison Ford e Rachel Adams).

O Festival Cinesystem Diversidades (Cinesystem Ananindeua) é uma programação especial muito bem vinda, pois tem uma seleção de filmes elogiados e inéditos na cidade. Confira a programação:

Segunda (11/02): “Colette” de Wash Westmoreland. Com Keira Knightley. Colette é uma romancista que sofre com seu casamento abusivo e com seu parceiro que tenta ganhar créditos sobre suas obras de maneira ilegal. Para superá-lo, ela surge como uma grande escritora no seu país e candidata para o Prêmio Nobel em Literatura. Sessões às 16h30 e 21h30.

“Moonlight - Sob a Luz do Luar” foi o vencedor de diversos prêmios internacionais incluindo o “Oscar” de melhor Filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante em 2017. Sessões às 14h e 19h.

Terça (12/02)

“A Pé Ele Não Vai Longe” de Gus Van Sant. Com Joaquin Phoenix. John Callahan é um homem perturbado que, bêbado, sofre um grave acidente. Tetraplégico, ele transforma sua vida, tornando-se um dos cartunistas mais ácidos e perseverantes, usando as limitações físicas para desenvolver uma carreira artística com a ajuda de sua namorada e de um simpático padrinho. Gus Van Sant é bom diretor e tem filmografia que merece atenção com filmes como “Elefante” (2003) e “Gênio Indomável” (1997). Joaquim Phoenix é um dos melhores atores de sua geração e trabalhou em filmes como “Amantes” (2008) e “Ela”(2013). Sessões às 14h e 19h.

“Com Amor, Simon”. Sessões às 16h30 e 21h30.

Quarta (13/02)

“Infiltrado na Klan” de Spike Lee. Excelente trabalho que tem várias indicações ao “Oscar” este ano e que teve bom público no cine Líbero Luxardo recentemente. Sessões às 16h15 e 21h30.

“Tully” tem na direção Jason Reitman, do sucesso de público “Juno”. Uma mãe de três filhos, sendo um deles um recém-nascido, vive vida muito ocupada e ganha de presente de seu irmão uma babá para cuidar das crianças durante a noite. Antes um pouco hesitante, ela acaba se surpreendendo com a babá que se chama Tully. No elenco, Charlize Teron, vencedora do “Oscar” pelo filme “Monster – Desejo Assassino” (2003). Sessões às 14h e 19h.

Continuações

Continuam em exibição e merecem destaque: “Vice”, “Green Book - O Guia” e “Assunto de Família”.

Programação Extra

*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):

Dia 11/02 – “Noites Brancas” (1957). Homenagem ao diretor Luchino Visconti. Co Marcelo Mastroianni. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.

Dia 18/02 – “O Leopardo”. Com Burt Lancaster, Alan Delon. Sessão às 18h30min. Entrada franca. Debate após a exibição.

 *Cine Olympia:

Breve – Mostra de melhores de 2018

*Cine Líbero Luxardo:

“Assunto de Família”. Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

*Cine Estação:

Dias 10, 17 e 24/02 – “Para ter onde ir” de Jorane Castro. Sessões às 16h e 19h. No Pará, uma viagem nada tranquila de três mulheres bastante diferentes: Eva (Lorena Lobato), formal e cheia de incertezas; Melina (Ane Oliveira), que busca a liberdade e o amor; e Keithylennye (Keila Gentil), que lamenta ter abandonado a adorada carreira de cantora e dançarina.

*Cine SINDMEPA (Sindicado dos Médicos do Pará):

Dia 12/02 – “Macbeth” (1948) de Orson Welles. Sessão às 19 h. Entrada franca. Adaptado da peça teatral homônima de William Shakespeare, Macbeth encontra-se com três bruxas que preveem, dizendo que ele se tornará arquiduque e, em seguida, rei. Acreditando nas profecias após o atual arquiduque de Cawdor ser preso e o ducado dado a ele, Macbeth conta a história a sua esposa e os dois passam a tramar a morte do Rei Duncan.

Dia 19/02 – “Amargo Regresso” (1978). Com Jon Voight e Jane Fonda.

Cotações

“O Leopardo” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Luchino Visconti

“Noites Brancas” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Luchino Visconti

“Assunto de Família” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Hirokazu Kore-eda

“Macbeth – Reinado de Sangue” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Orson Welles

“Infiltrado na Klan” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Spike Lee

“Amargo Regresso” - ⭐⭐⭐⭐

Direção: Hal Ashby

 “Para Ter Onde Ir” - ⭐⭐⭐⭐

Direção: Jorane Castro

“Green Book: O Guia”: ⭐⭐⭐

Direção: Peter Farrely

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!