CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Notícias de Cinema

Marco Antonio Moreira

Esta semana publico diversas informações sobre Cinema que podem criar interesse nos cinemaníacos e cinéfilos da Belém. É importante informar sobre lançamentos de filmes nos cinemas e em DVD, festivais de cinema, a realização da mostra internacional de cinema de São Paulo, lembrar do talento da atriz Angela Lansbury e indicar filmes e trilhas musicais!

Cine News

Boa semana de cinema para todos!

* Ennio, O Maestro: O documentário sobre o compositor Ennio Morricone será exibido em Belém no Cine Líbero Luxardo de 27/10 a 02/11/22. Dirigido por Giuseppe Tornatore, cineasta de Cinema Paradiso, o documentário é uma homenagem ao talento deste grande gênio da música. Vale conferir um dos melhores filmes do ano!

*Versátil Home Vídeo: as coleções em DVD da Versátil continuam agradando cinéfilos que gostam dos filmes nesse formato audiovisual. Coleções com filmes de diretores como Nagisa Oshima (cineasta de O Império dos Sentidos e Império da Paixão) têm feito sucesso entre os admiradores de cinema. Espero que as distribuidoras de DVD continuem a lançar diversos filmes, de clássicos a filmes contemporâneos, pois muitas produções de alta qualidade não estão disponíveis nos canais de TV por assinatura e streaming.

* Festival Amazônia Doc 2022: A edição 2022 do festival Amazônia Doc acontecerá em novembro de modo presencial no Cine Líbero Luxardo. Muitos filmes de qualidade foram avaliados pela curadoria do festival e espero que o público prestigie as sessões programadas. O filme Noites Alienígenas Sérgio de Carvalho que venceu o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado será exibido em sessão especial.

*O IV Festival Internacional de Filmes Etnográficos tem exibições no Cine Líbero Luxado até o dia 26/10. O festival é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem (PPGSA/UFPA). A programação inclui filmes nacionais e internacionais que abordam questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico e afins.

*Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: a tradicional Mostra Internacional de Cinema da capital paulista iniciou dia 20/10 e chega à sua edição 46 com exibições de filmes até o dia 02/11. A programação inclui 223 títulos de 60 países em salas de cinemas e espaços abertos da cidade. Triangulo da Tristeza de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, abriu a edição 2022 da Mostra.

*Angela Lansbury: a excelente atriz Angela Lansbury faleceu semana passada aos 96 anos. Ela foi excelente no cinema, teatro e televisão e se destacou em diversos filmes. Lansbury foi indicada três vezes ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por À Meia Luz (1944), O Retrato de Dorian Gray (1946) e Sob Domínio do Mal (1963) e ganhou um prêmio honorário pelo trabalho no cinema em 2013.

*YouTube: o canal YouTube tem conteúdo audiovisual com  filmes que merecem ser assistidos ou revistos. Você pode encontrar clássicos do cinema como O Homem do Braço do Ouro (1955) de Otto Preminger, O Dia em que a Terra Parou (1951) de Robert Wise e Sua única Saída (1947) de Raoul Walsh. Vale pesquisar!

* Netflix: o ótimo filme Pedaços de uma Mulher de Kornél Mundruczó é uma produção do cinema canadense/americano que mostra o drama de um casal de Boston à beira da paternidade, cujas vidas mudam durante um parto domiciliar. Excelente atuação de Vanessa Kirby. O filme tem produção executiva do cineasta Martin Scorsese.

*Bernard Herrman é um dos maiores compositores de trilhas musicais para o cinema. Vale ouvir o CD Citizen Kane: The Classic Film Scores of Bernard Herrman com National Philhamonic Orquestra sob a regência de Charlies Gerhardt com a participação da soprano Kiri Te Kanawa. O CD apresenta a composição para Cidadão Kane de Orson Welles e outras trilhas musicais compostas por Herrman e merece ser conhecido!

Indicações da Semana:

- IV Festival Internacional do Filme Etnográfico. Iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem da UFPA. A programação inclui filmes que abordam questões socioculturais contemporâneas (Cine Líbero Luxardo)

- O Desprezo (1963) de Jean-Luc Godard. Com Brigitte Bardot e Michel Piccoli. Homenagem ao extraordinário cineasta Jean-Luc Godard. Sessão dia 25/10 às 19h com entrada franca (Cineclube do Sindicato dos Médicos do Pará).

Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS