Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Mostra 'Grande Prêmio do Cinema Brasileiro' e surpreendente filme americano

Confira dicas da programação do circuito alternativo de Belém

Marco Antonio Moreira

O prêmio do cinema brasileiro foi criado pela Academia Brasileira de Cinema com objetivo de incentivar a cultura cinematográfica. A Academia foi criada em 2002 e a mostra, inicialmente, acontecia somente no sudeste do país.

Desde o ano passado Belém está incluída no circuito de exibições e a proposta é expandir as exibições dos finalistas ao prêmio para outras cidades nos próximos anos.

A mostra é composta de filmes nacionais e internacionais que foram analisados como melhores do ano e aguarda participação popular na votação on line disponibilizada para o prêmio que será entregue no dia 14 de agosto. É programação diversa que possibilita assistir ou rever alguns filmes exibidos no ano anterior e também conferir produções inéditas nos cinemas locais.

Entre os filmes que merecem atenção na mostra indico “Uma Noite em 12 anos”, “Todos os Paulos do Mundo”, “Eu, Tonya”, “My Name is Now – Elza Soares”, “Três Anúncios para um Crime”, “Cachorros”, “Ex- Pajé” e “Benzinho” (trailer). 

Onde: Cinema Olympia

Quando: Até 14/08 (quarta-feira). Entrada franca.

O Abrigo

O cinema americano produz muitos filmes bons fora do padrão imposto por Hollywood. É necessário que todo cinemaníaco esteja atento para diretores americanos que estão realizado trabalhos de alto nível e que nem sempre tem mídia ao seu alcance. É o caso do diretor Jeff Nichols em “O Abrigo” lançado em 2011.

O filme é surpresa agradável que merece ser conhecida. Na história, um homem de família começa a ter alucinações sobre o fim do mundo e inicia processo de estranhamento com todos. E quando tudo parece se dirigir para final comum, temos criatividade se sobressaindo e impactando o espectador. Ótima atuações de Michael Shannon (Vanilla Sky) e Jessica Chastain (A Árvore da Vida) merecem destaque.

Onde: Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará)

Quando: Dia 30/07 (terça-feira), 19h. Entrada franca.

COTAÇÕES

Três Anúncios para um Crime ⭐⭐⭐⭐⭐

Belo trabalho sobre os caminhos da intolerância e ódio na sociedade moderna

Benzinho ⭐⭐⭐⭐

Filme sobre amor materno sem dramas e explorações sentimentais.

Uma Noite em 12 anos ⭐⭐⭐⭐

Filme baseado em fatos reais que foi premiado em diversos festivais.

Todos os Paulos do Mundo ⭐⭐⭐⭐

Documentário em homenagem ao talento e obra do ator Paulo José

My Name is Now – Elza Soares ⭐⭐⭐⭐

Documentário sobre a grande cantora Elza Soares

Eu, Tonya ⭐⭐⭐

Filme baseado em fatos reais premiado com “Oscar” de melhor atriz coadjuvante.

Excelente ⭐⭐⭐⭐⭐
Muito Bom ⭐⭐⭐⭐
Bom ⭐⭐⭐
Razoável ⭐⭐
Fraco 

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS