CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Indicações de Filmes

Marco Antonio Moreira

Os cinemaníacos têm encontrado boas opções de filmes em distintas plataformas audiovisuais. Muitos lançamentos estão disponíveis nos cinemas e canais de streaming e, certamente, é bom estar atento para assistir filmes novos e clássicos que, de alguma maneira, enriquecem nossa trajetória cinéfila. Espero que o leitor tenha interesse e curiosidade para conferir as minhas indicações da semana. Em destaque a exibição do filme Benedetta de Paul Verhoeven e o lançamento de Titane de Julia Ducournau no canal MUBI:

Fotos Cine news 2801

Cinemas

Benedetta (2021). Direção: Paul Verhoeven. Polêmica obra do mesmo diretor de Louca Paixão (1973) e O Quarto Homem (1983) e sucessos como Robocop (1987). A história do filme acontece no século XVII e mostra a vida da freira Benedetta que, desde sua infância, tem visões religiosas perturbadoras. Verhoeven fez um filme questionador sobre temas controversos vinculados à religião e poder e, certamente, merece ser assistido.

Spencer (2021) Direção: Pablo Larraín. Produção sobre a vida da princesa Diana e seu relacionamento com o príncipe Charles em uma interpretação livre sobre acontecimentos de sua vida.  O nome do filme faz referência ao sobrenome de solteira de Diana. A atriz Kirstin Stewart (O Quarto do Pânico/Café Society) tem ótima atuação como protagonista.

MUBI

Titane (2021). Direção: Julia Ducournau. Vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cinema de Cannes, Titane é uma obra instigante e provocadora. Após um acidente de carro, uma criança é obrigada a colocar uma placa de titânio em seu crânio. A partir deste fato dramático, esta personagem entra em uma jornada confusa de achados e perdidos sentidos de sua vida. Filme intenso e corajoso.

Outras indicações no canal MUBI: Olla (2019), Carrossel da Esperança (1949), Tudo sobre minha Mãe (1999), Planeta Fantástico (1973).

HBO Max

The Beatles in Índia (2021). Direção: Ajoy Bose. Depois do excelente The Beatles Get Back de Peter Jackson, outro documentário sobre os Beatles. Este novo trabalho acompanha o quarteto de Liverpool na cidade de Rishikesh, na Índia, em 1968, e mostra seu contato com a cultura indiana. Muitas imagens inéditas revelam momentos interessantes dos Beatles em um dos episódios mais marcantes de sua carreira.

Outras indicações no HBO Max: Tenet (2020), Duna (2021).

Belas Artes à La Carte

Os Corruptos (1953). Direção: Fritz Lang. Excelente filme noir com elenco magistral que inclui Glenn Ford, Lee Marvin e Gloria Grahame. Lang realizou grandes filmes no cinema americano, nos anos 1950, após diversas realizações primorosas na Alemanha como A Morte Cansada (1921) e Metrópolis (1925).

Outras indicação no Belas Artes à La Carte: Gunga Din (1939), My French Film Festival – 12ª edição.

Netflix

Munique: No Limite da Guerra. Direção: Christian Schwochow. Em 1938, o ditador nazista Adolf Hitler planeja invadir a Tchecoslováquia, enquanto o governo de Neville Chamberlain busca uma solução pacífica. Eke envia um oficial britânico e um diplomata alemão (ex-colegas de turma em Oxford) para Munique para discutir uma chance de paz e evitar que a Segunda Guerra Mundial aconteça.

Outras indicações na Netflix: Silverado (1985), Bugsy (1991), A Escavação (2021).

Telecine

Nomadland. Direção: Chloé Zhao. Uma mulher, depois de perder tudo na Grande Recessão, embarca em uma viagem pelo Oeste americano, vivendo como uma nômade moderna. Nomadland venceu diversos prêmios, incluindo o Oscar e, certamente, é um filme especial que nos lembra de humanidades perdidas que precisam ser resgatadas.

Outras indicações no canal Telecine: O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick, Quo Vadis, Ainda? (2020).

DVD

A Arte de Robert Altman. Box especial com três obras da excelente filmografia de Robert Altman, um dos maiores cineastas do cinema. Este lançamento apresenta versão remasterizada dos filmes Três Mulheres (1977), O Perigoso Adeus (1973) e Renegados Até a Última Rajada (1974) e inclui o documentário Altman, um Retrato (1996) sobre a carreira do diretor com depoimentos de vários atores que trabalharam com ele.

Outras indicações em DVD: A Arte de Richard Fleisher (cineasta americano), A Arte de Elio Petri (cineasta italiano).

Blu-ray

O Oficial e o Espião. Direção: Roman Polanski. No final do século 19, o capitão francês Alfred Dreyfus é um dos poucos judeus que faz parte do exército, mas seus inimigos conseguem acusá-lo de alta traição. Ele é julgado e sentenciado à prisão perpétua no exílio, mas um investigador decide desvendar o mistério por trás de sua condenação.

Outras indicações em Blu-ray: A Infância de Ivan (1962), Cabaret (1972), Cinema Paradiso (1988).

Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS