CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Cinemas nas telas em movimento

Marco Antonio Moreira
fonte

As diversas opções de filmes em várias telas audiovisuais estimulam o espectador a assistir ótimas produções do passado e presente cinematográfico. Os canais de streaming como Mubi continuam disponibilizando excelentes alternativas para o cinemaníaco que gosta de assistir e estudar o cinema. Mas insisto de que devemos prestar mais atenção aos lançamentos em DVD, pois outras opções de clássicos surgem e podem preencher a curiosidade sobre filmes significativos para a história da sétima arte. Nas salas de cinema é necessário prestigiar a programação disponibilizada considerando especialmente os últimos dias de exibição do filme de Lázaro Ramos, Medida Provisória.

Cine News

Feliz dia das Mães para todos!

Cinemas

Medida Provisória de Lázaro Ramos. Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma ação para reparar o passado escravocrata do país e o Congresso Nacional. O Congresso aprova uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. Ótimas atuações em um filme brasileiro polêmico e necessário para nossos complicados tempos modernos.

Mubi

Great Freedom de Sebastian Meise.  Na Alemanha do pós-guerra, a libertação pelos aliados é limitada. Um homem que foi considerado culpado por sua homossexualidade é espionado e frequentemente preso por ser homossexual À medida que volta à prisão ele cria vínculo com seu companheiro de cela que é um assassino condenado. Este filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2021 e venceu o Prêmio do Júri na mostra Un Certain Regard.

O Artista e o Ladrão de Benjamim Ree. Documentário sobre uma artista que decide conhecer o ladrão responsável pelo roubo de suas pinturas, mas ao conhece-lo ele se torna sua referência de inspiração. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2020.

Belas Artes Á La Carte

Francisco Arauto de Deus de Roberto Rosselini. O filme mostra a história de São Francisco de Assis e seus primeiros seguidores por meio de seu percurso por cidades italianas na pregação sobre a felicidade. Do mesmo diretor de Roma Cidade Aberta, um clássico fundamental para a história do cinema.

Yves Montand: Uma Vida Imaginada de Jacques Demy. Um documentário sobre a vida do ator e cantor Yves Montand que interpreta a si mesmo neste filme que é uma homenagem à sua longa e importante carreira. Montand se destacou com ator em excelentes produções como Z, A Confissão e Estado de Sítio de Costa Gavras.

Telecine

Milagre em Milão de Vittorio De Sicca.  Uma mulher idosa descobre um bebê em uma pequena plantação e passa a cuidar criança. Quando ela falece o menino é levado para um orfanato e como adulto tem que lidar com a vida em um mundo de desigualdades sociais. Belíssimo filme do mesmo diretor de Ladrões de Bicicleta.

Lumière! A Aventura Começa de Thierry Frémaux. Documentário sobre os irmãos Louis e Auguste Lumière, considerados os inventores do cinema, no final do século 19. O filme apresenta extraordinárias imagens históricas com diversos filmes feitos pelos Lumiére logo após a invenção do aparelho cinematographo e acrescenta novas e outras interpretações sobre sua obra fílmica.

DVD

Cinema Faroeste. A distribuidora Versátil Home Vídeo apresenta a coleção Cinema Faroeste com diversos clássicos deste importante gênero cinematográfico. No volume 5 estão inclusos boas produções como  Chisum – Uma Lenda Americana de Andrew V. McLaglen com John Wayne, A Quadrilha Maldita de André De Toth com Robert Ryan, Um Pecado em Cada Alma de Rudolph Maté com Glenn Ford e Edward G. Robinson, À Borda da Morte de Robert D. Webb com Robert Ryan, Homens Indomáveis de Allan Dwan com John Payne e A Renegada de Allan Dwan com John Lund.

Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS