Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Cinema em casa 2

Marco Antônio Moreira

Uma das melhores alternativas para estar conectado com o Cinema, em tempos de isolamento social, são os canais de filmes via streaming. Infelizmente, nem todos os cinemaníacos tem acesso a Netflix ou Amazon Prime Vídeo, por exemplo, mas pesquisei alguns títulos que podem ser assistidos na Netflix com interesse apesar da evidente necessidade da plataforma disponibilizar mais filmes novos ou clássicos de melhor qualidade para seus assinantes. Com vasto catálogo de filmes disponíveis é possível encontrar produções que despertem a atenção dos cinemaníacos mais exigentes e curiosos.

Agende sessão de cinema em casa e acredite que tudo que estamos vivendo neste momento difícil vai passar. Espero que novas humanidades sejam possíveis a partir deste intenso desafio de sobrevivência para todos nós! Boa sessão! Na próxima semana indicarei filmes que estão disponíveis em outras plataformas e posteriormente mais séries, livros sobre cinema e trilha musicais de filmes.

Fique em casa! Cuide-se bem!

Indicações - Netflix:

"What did Jack Do?" (2020). Curta metragem (17 minutos) que mostra um detetive do setor de homicídios interrogando um macaco atormentado. Um filme experimental do genial David Lynch.

"Assunto de Família" (2019). Depois de uma de suas sessões de furtos, pai e filho encontram uma garotinha aparentemente abandonada. Mesmo com a família em dificuldades financeiras, eles decidem ficar com ela. Um filme de Hirokazu Kore-eda.

"Aquarius" (2015). Uma jornalista aposentada mora em um apartamento localizado em um bairro de Recife onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Uma construtora consegue adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela, e faz pressão para que ela venda o seu imóvel. Um filme de Kleber Mendonça Filho.

"Eu, Daniel Blake" (2018). Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake busca receber benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo. Um filme de Ken Loach.

"O Poço" (2020). Em uma prisão diferenciada, dois reclusos vivem em cada nível e vão descendo, periodicamente, para outros andares mais baixos. A falta de alteridade e violência evidenciaram regras de sobrevivência. Alegoria política e social sobre o mundo atual. Um filme de Galder Gaztelu-Urrutia.

"Five came Back" (2017). Documentário baseado em registros cinematográficos sobre a segunda guerra mundial realizados por grandes diretores como John Ford, William Wyler, John Huston , Frank Capra e George Stevens. Participação dos cineastas Paul Greengrass, Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Guillermo del Toro e Lawrence Kasdan. Narração de Meryl Streep.

"Atlantique" (2019). Uma jovem se apaixona por pedreiro que está trabalhando na construção de um prédio futurista à beira mar no subúrbio de Dakar, no Senegal. Mas ela foi prometida para outro homem. Um filme de Mati Diop.

"Filmando Casablanca" (2018). Documentário sobre as filmagens de "Casablanca" (1941) de Michael Curtiz. Histórias, informações e curiosidades sobre os bastidores de um dos maiores clássicos do cinema. Um filme de Tamas Yvan Topolanszky.

"Match Point" (2005). Um professor de tênis profissional se envolve com família rica e aproveita oportunidades para se estabilizar financeiramente. Mas tudo se transforma quando conhece a noiva de seu futuro cunhado e inicia com ela intenso relacionamento. Um filme de Woody Allen.

"Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story" (2019). Pseudodocumentário americano composto de material fictício e não ficcional sobre a genial turnê de Bob Dylan em 1975. Um filme de Martin Scorsese.

"Ao Cair da Noite" (2017). Uma família mora em uma casa solitária e misteriosa e terá que enfrentar uma ameaça enigmática ao seu redor. Um filme de Trey Edward Shults.

"A Balada de Buster Scruggs" (2018). Western em seis histórias focalizadas em personagens característicos do gênero que é fundamental na trajetória do cinema americano. Um filme de Ethan e Joel Cohen.

"O Hospedeiro" (2007). Na beira do rio Han surge um monstro causando terror. Do mesmo diretor de "Parasita". Um filme de Bong Joon-ho.

"O Estranho" (1946). Um detetive da Comissão de Crimes de Guerra encontra o nazista Franz Kindler, idealizador dos campos de extermínio, e se envolve em uma trama perigosa e reveladora. Um filme de Orson Welles.

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!