Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Cinema e Carnaval

Marco Antônio Moreira

- Cada um aproveita a semana do carnaval como quer e pode, não? Para quem gosta de cinema é válido indicar alguns filmes nacionais que tem como tema o carnaval em suas diversas maneiras de expressão. Alguns filmes podem ser localizados em canais na internet e trazem um enorme senso de nostalgia que merecem ser lembrados. Confira a lista abaixo e tenha um bom Carnaval!

"Alô, Alô Carnaval" (1936). Dois autores procuram um empresário para bancar a revista musical "Banana da Terra". Musical brasileiro com destaque para as performances de Carmen Miranda e outros astros da era de ouro do rádio brasileiro.  Com Carmen Miranda e Oscarito.

"Orfeu Negro" (1959). Uma coprodução Brasil, França e Itália, o filme é uma adaptação da peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes. No Carnaval, o sambista Orfeu se apaixona por Eurídice. Mas, a ex-noiva dele descobre e fará de tudo para impedir o romance. Com Léa Garcia.

"Quando o Carnaval Chegar" (1972). O empresário de um grupo de cantores sem sucesso consegue um contrato para que se apresentem em homenagem a um rei que chegará à cidade para o Carnaval. Trilha sonora do filme de Chico Buarque e as participações de Maria Bethânia, Nara Leão, entre outros grandes nomes da música popular brasileira. Com Hugo Carvana, Antônio Pitanga, Chico Buarque e José Lewgoy.

"Trinta" (2013). A história do carnavalesco Joãozinho Trinta, desde sua vinda do Maranhão, até seu auge no Carnaval do Rio de Janeiro. O filme mostra, ainda, a sua ida para o Salgueiro, no inovador desfile "O Rei da França na Ilha da Assombração", até seu reconhecimento como artista. Com Matheus Nachtergaele.

- José Mojica Marins conhecido como Zé do Caixão faleceu esta semana. Personagem importante do cinema brasileiro por mais de 50 anos, ele deixou uma obra incrível, especialmente nos anos 1970. Segundo Mojica, foi durante um pesadelo, sonhado no início de 1963, que ele teve a ideia de criar o personagem Zé do Caixão. No sonho, ele era levado para uma cova por um homem todo de preto, que tinha seu rosto. Ao despertar assoberbado, com a imagem daquele sujeito na cabeça, ele criou um dos personagens mais famosos da história do cinema brasileiro. A primeira fase de sua carreira foi extremamente criativa até "Inferno Carnal" (1978). Com Mojica, a produção audiovisual brasileira iniciou investimentos nos filmes de horror, gênero no qual Mojica se tornou uma referência para sempre.

Indicações

"Cicatrizes"
Filme de Miroslav Terzic
Cine Líbero Luxardo

AGENDA

Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes)
Dia 02/03 - "Mar de Rosas" (1977) com Norma Benguell, Hugo Carvana e Cristina Pereira. Homenagem à cineasta Ana Carolina. Sessão às 19 h. Entrada franca.

Cine Líbero Luxardo
Até dia 26/02 – "Cicatrizes" de Miroslav Terzic.

Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) (Casa das Artes)
Dia 31/03 - Palestra sobre a obra do cineasta italiano Federico Fellini. Ação comemorativa do centenário de Fellini. Horário: 18h30min.

Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará)
Dia 03/03 – "Ainda há fogo sob as Cinzas" (1971) de Jack Lemmon. Com Walter Matthau. Sessão às 19 h. Entrada franca.

ESTREIAS

"Luta por Justiça"
"Maria e João – O Conto das Bruxas"
"O Chamado da Floresta"
"Dolittle"
"Mobile Lunar"
"Cicatrize"

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!