Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

'1917', 'Retratos de uma Jovem em Chamas' e Mostra 'Cine Klapt'

Marco Antônio Moreira

1917

"1917" é um dos filmes mais esperados do ano. Vencedor de diversos prêmios, a produção tem 10 indicações ao "Oscar" deste ano incluindo melhor filme, diretor, fotografia, trilha sonora, roteiro original, direção de arte e efeitos especiais.

O diretor Sam Mendes é um dos roteiristas do filme que foi inspirado nas histórias de seu avô, Alfred Mendes, mensageiro na primeira guerra mundial com apenas 19 anos. Posteriormente, foi escritor importante nos anos 1930 e 1940. Alfred escreveu romances, contos e poemas.

O filme acompanha a história de dois jovens soldados britânicos que recebem ordens aparentemente impossíveis de cumprir. Eles precisam atravessar o território inimigo e entregar uma mensagem que pode salvar 1600 de seus companheiros.

"1917" é o oitavo filme de Sam Mendes, cineasta que dirigiu "Beleza Americana" (1999), "Estrada para Perdição" (2002) e "Foi apenas um Sonho". "1917" teve ótimas críticas nos EUA que destacaram a direção de fotografia de Roger Deakins (vencedor do "Oscar" de Melhor Fotografia por "Blade Runner 2049") que intensifica a experiência dos personagens da história em relação a perspectiva dos espectadores. "1917" ganhou o Globo de Ouro de melhor filme e diretor e o prêmio de melhor filme do sindicato de produtores americanos.

O Retrato de uma Jovem em Chamas

Na França do século XVIII, uma jovem pintora recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo.

A diretora do filme é Celine Sciamma que também é roteirista e atriz.O filme foi selecionado no Festival de San Sebastian, em 2019, na mostra "Perlak" e para a 27ª edição do Festival Mix Brasil, em 2019, na categoria "Panorama Internacional". Em exibição no Cine Líbero Luxardo.

Mostra Cineklapt

Em parceria com o Instituto Cultura da Dinamarca, o cinema Olympia continua a exibição de diversos filmes produzidos na Dinamarca. Entre produções inéditas que merecem atenção, vale ver ou rever o filme "Culpa" de Gustav Möller que foi exibido em nosso circuito local e considerei como um dos melhores filmes que assisti em 2019.

Entre os filmes que completam a segunda semana de exibição da mostra, indico "Além das Águas" de Nicolo Donato, "Plano quase Perfeito"de Ole Borned Al e"Ande Comigo" de Lisa Ohlin.

A Cor do Paraíso

 O pai de um menino deficiente visual tem vergonha do próprio filho, mas o garoto mostra que a impossibilidade de ver o mundo só aumenta sua capacidade de sentir o seu poder. Belíssima produção realizada no Irã que lembra a força emotiva que os filmes podem causar nos espectadores.

É um filme humanista que nos mostra uma história que comove e emociona. O diretor Majid Majidi é o mesmo realizador do emocionante "Filhos do Paraíso" (1998). Os filmes produzidos no Irã, em sua maioria, são belíssimos.

Produções como "O Balão Branco" demostram obras sensíveis sobre dramas humanos que precisam ser mais conhecidos e admirados. "A Cor do Paraíso" será exibido no Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará) no dia 28/01 às 19 h. Entrada franca.

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS