Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Varíola dos macacos no Brasil: Pacientes confirmados estão em bom estado de saúde

Os dois pacientes são do estado de São Paulo e estão com bom estado de saúde e em isolamento

O Liberal

No Brasil, dois pacientes tiveram diagnóstico confirmado para a varíola dos macacos. Os dois são do estado de São Paulo e estão com bom estado de saúde e em isolamento, um deles no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o outro em casa. As informações são da Secretaria de Saúde de São Paulo e da Agência Brasil.

VEJA MAIS

Varíola dos macacos: Brasil confirma segundo caso da doença; paciente é de São Paulo
Esse é um caso é considerado importado. O homem, de 29 anos, tem histórico de viagem à Portugal e Espanha. Os primeiros sintomas iniciaram na Europa. Saiba o que é a doença, sintomas e a prevenção

Varíola dos macacos: transmissão, sintomas, vacina e suspeita da doença em estado na divisa do Pará
No último dia 8, o Brasil confirmou o primeiro caso da variante no país

Varíola dos macacos: OMS prevê risco 'moderado' em surto global
A organização confirmou mais de mil casos de varíola dos macacos, em 29 países fora da África. Casos em cidades brasileiras são analisados

Os dois pacientes são homens, um morador da capital paulista, que está internado no Emílio Ribas, com boa evolução do quadro clínico, que teve a confirmação do caso na quinta-feira (9), a primeira no País. O outro é um homem de 29 anos, que está isolado em sua residência em Vinhedo, no interior do estado.

Transmissão da varíola dos macacos

A varíola dos macacos, em inglês monkeypox, é transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. A doença viral rara pode ser transmitida por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais, e porsecreções respiratórias. 

A doença também pode ser transmitida pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico para a varíola dos macacos. Os quadros clínicos costumam ser leves, mas são necessários o cuidado e a observação das lesões.

Sintomas da varíola dos macacos

Os primeiros sintomas, de acordo com a Secretaria de Saúde, podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço.

Um ou três dias após o início dos sintomas, as pessoas infectadas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL