Universidades dizem que irão cancelar matrícula de alunos não vacinados

USP, Unesp e Unicamp mantêm máscaras e exigem passaporte da vacina

O Liberal
fonte

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Campinas (Unicamp), as três maiores instituições públicas paulistas, vão continuar exigindo o passaporte vacinal contra a covid-19 para toda a comunidade universitária, o que inclui parte administrativa, manutenção, docentes e, inclusive, os calouros de 2022. Juntas, elas estão recebendo mais de 20 mil alunos novos neste ano. As três instituições prometem ainda cancelar a matrícula de quem recusar a vacina sem motivo comprovado. As informações são da Agência Estado.

O posicionamento vem no momento em que o governo liberou o não uso da máscara em espaços abertos. Todos os ambientes dos campi exigem máscaras, no entanto. Mas, no caso da Unesp, a obrigação foi transformada em "recomendação enfática".

VEJA MAIS

image Mutirão de vacinação contra a covid-19 começou nesta sexta-feira (11); confira o calendário
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, especialmente do público infantil

As universidades invocam o princípio da proteção coletiva para manter as exigências, pois, quem se vacinou terá imunização própria e dá segurança a pessoa ao lado. A medida tem respaldo do Conselho Estadual de Educação e de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Seguimos o princípio da proteção coletiva", disse o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Ivan Toro. Para ele, é uma forma de garantir a isonomia entre estudantes, docentes e funcionários no cumprimento das medidas de controle da pandemia, e encontra respaldo em decisões do Conselho Estadual de Educação e do Supremo Tribunal Federal. "Queremos que as pessoas sintam segurança no retorno presencial das atividades e isso será possível na medida em que souberem que a pessoa ao lado delas está vacinada", esclarece

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL