Tutora pede à Justiça que União e Estado forneçam remédio à base de canabidiol a cão

Valentim sofre de hidrocefalia e medicamento feito com substâncias extraídas da maconha foi prescrito por um médico veterinário para que o animal tenha qualidade de vida

O Liberal
fonte

A tutora de um  cachorro que sofre de hidrocefalia hipoplasia cerebral recorreu à Justiça para que a União e o Estado do Ceará forneçam um medicamento feito a partir de substâncias extraídas da maconha (cannabis), já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento em pessoas. As informações são do G1 Ceará.

VEJA MAIS

image Mulher viraliza ao ‘se fingir de morta’ para chamar atenção da cadela que fugiu de casa
Amora é a cadela do youtuber cearense Max Patterson e ganhou o coração dos internautas na última segunda-feira (20)

image Cachorro ganha posto de 'guarda de trânsito' ao ajudar crianças a atravessar a rua; vídeo
Um vídeo do momento fofo da atitude do cachorro viralizou nas redes sociais e lhe garantiu o título de 'guarda de trânsito'

image Shih-tzu que desapareceu na véspera do aniversário da tutora é encontrado em bar
Jovem relata sumiço de cachorro na internet e descobre que cão estava em bar de Balneário Camboriú

O uso do remédio à base de canabidiol foi prescrito ao cão Valentim pelo médico veterinário Felipe Pereira, que acompanha o cachorro desde agosto de 2021. Na prescrição, o especialista afirma que o tratamento vai ajudar Valentim, da raça golden, a ter qualidade de vida, "tendo em vista que o quadro clínico do paciente não teve resultados satisfatórios com a utilização de terapias convencionais”.

A advogada animalista Cinthia Belino foi quem ajuizou a ação com o pedido do medicamento, ao tomar conhecimento sobre a situação da tutora, que não pode pagar pela substância e nem conseguia autorização para obter o remédio.

“O Valentim sofre com convulsões, ele tem muitas crises, e esse medicamento vai ajudá-lo a se manter um animal com uma qualidade de vida e a com a dignidade que a nossa constituição rege”, declarou a advogada, nas redes sociais. “Estou aqui na esperança que com essa concessão, a gente possa mudar a história dos animais no brasil, onde não só os seres humanos entram na justiça para pedir esse medicamento, como os animais. Vamos torcer para que esse processo caia nas mãos de um juiz que seja sensível a causa”, completou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL