CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

São Paulo anuncia que seguirá o calendário do Plano Nacional de Vacinação

Instituto Butatan também ingressou com novo pedido de uso emergencial de mais 40 milhões de doses da CoronaVac

Rodrigo Vieira especial para OLiberal.com

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o Governo de São Paulo informou que o calendário estadual de vacinação seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. Desde o ano passado, havia sido divulgado que a vacinação teria início em 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo. 

VEJA TAMBÉM:

Vacinação no Pará atrasa após falha de logística do Ministério da Saúde
Após atraso na entrega das vacinas, Governo do Pará adia para terça coletiva de apresentação
Pará tem um total de 173,2 mil doses para começar vacinação contra a covid-19, diz Helder
Veja a divisão de distribuição das vacinas por estado e região

Com a medida, a CoronaVac foi incorporada ao PNI, ficando a critério do Governo Federal o cronograma de aplicação das doses. “O programa nacional incorporou a CoronaVac. Portanto, nós o seguiremos. Era isso que o governador (João Dória, do PSDB) gostaria", disse Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde.

Novo pedido

Também nesta segunda (18), o Instituto Butantan fez um novo pedido, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de uso emergencial de 4,8 milhões de doses da CoronaVac que já estariam prontas para distribuição. De acordo com o Governo de São Paulo, a solicitação engloba também a produção de mais 35 milhões de doses, o que pode levar a um total a 40 milhões de doses da vacina contra a covid-19.

image João Dória respondeu questões sobre Plano Nacional de vacinação (Ascom Governo de São Paulo)

Durante a coletiva, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, explicou que a Anvisa orientou o instituto a fazer a solicitação separadamente. Em nota, a Anvisa confirmou o recebimento do pedido do Butantan e disse que já está analisando os documentos.

Covas também falou aos jornalistas que a expectativa do Butantan é conseguir duplicar a produção da vacina nesta semana, passando a produzir 2 milhões de doses diárias do imunizante. Caso consigam finalizar toda produção da vacina contra a influenza, os pesquisadores irão concentrar dois setores inteiros na produção da CoronaVac, vacina contra covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Butantan.

“A matéria-prima chinesa está disponível e produzida e a autorização da Anvisa para uso emergencial, que saiu ontem, deve facilitar a decisão do governo chinês", destacou o cientista. 

A distribuição das vacinas

Para a fase inicial do Plano Nacional de Imunização, o Butantan separou 4.636.936 de doses, que serão direcionadas ao 
Ministério da Saúde. Outras 1.357.640 de vacinas continuam em solo paulista para serem distribuídas diretamente aos municípios paulistas. 

As datas do PNI ainda não são conhecidas. Isso porque agora é preciso saber o quantitativo de doses que o Governo Federal entregará para cada estado e em que tempo. Por enquanto, São Paulo conta com cerca de 1,3 milhão de doses da primeira remessa de 6 milhões destinadas ao Ministério da Saúde.

Em relação à imunização estadual, a meta do Governo de São Paulo é vacinar 30 mil funcionários dos hospitais-referência em Covid-19. Na capital, o HC disponibilizou um galpão em sua sede, sendo que a campanha de vacinação vem sendo realizada no Centro de Convenções Rebouças, anexo ao hospital, onde estão situadas 30 estações de vacinação, que funcionam 12 horas por dia, das 7h às 19h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL