O que é Nanofat? Técnica une células-tronco e alta tecnologia para rejuvenescimento natural
Procedimento minimamente invasivo começa a ganhar espaço em Belém. Entre as celebridades que já recorreram ao procedimento, um nome se destaca: a atriz Deborah Secco
Um procedimento estético que une alta tecnologia, regeneração celular e resultados naturais tem conquistado cada vez mais espaço entre celebridades e começa a se popularizar no Brasil: o Nanofat. A técnica, que utiliza células-tronco extraídas da própria gordura do paciente para promover o rejuvenescimento da pele, é considerada uma tendência moderna na medicina estética e já pode ser realizada em Belém.
Segundo o médico Thales Mello, pós-graduado em Dermatologia e Cirurgia Dermatológica e especialista em medicina regenerativa da pele, o tratamento é minimamente invasivo e se diferencia por não causar volume ou alteração nos contornos do rosto. “A gente retira uma pequena quantidade de gordura do paciente, trata esse material e faz apenas o transplante das células-tronco, que têm a função de regenerar a pele”, explica o médico, ao acrescentar que o procedimento é reconhecido e utilizado por dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O procedimento é realizado com anestesia local, sem necessidade de sedação ou internação. “Retiramos, em média, duas seringas de gordura, que são processadas por filtros nano para isolar o tecido rico em células-tronco. O processo completo dura cerca de duas horas”, afirma o especialista, que foi pioneiro na realização da técnica em Belém para fins estéticos. “Ainda, apenas eu faço para estética. Outros médicos fazem para articulações”, destaca.
VEJA MAIS
Além do rosto, explica Thales, o Nanofat também pode ser aplicado para rejuvenescimento de áreas como pescoço, mãos, região ao redor dos olhos e até a região íntima. A recuperação é considerada rápida, pois, em cerca de dois dias, o paciente já pode retomar as atividades físicas e a rotina de trabalho. É comum um leve inchaço ou hematoma discreto nos pontos onde uma pequena cânula é inserida, mas sem maiores complicações.
O que poucos sabem é que o Nanofat já ultrapassou os limites da estética e tem sido utilizado também na medicina regenerativa das articulações. Embora ainda sejam poucos os profissionais que atuam nessa área, os que se dedicam a esse uso fazem isso com maestria, promovendo melhora significativa das articulações do quadril, joelho e tornozelo. O tratamento tem mostrado eficácia no alívio de sintomas de artrite e artrose, contribuindo para a regeneração dessas estruturas.
Entre as celebridades que já recorreram ao procedimento, um nome se destaca: a atriz Deborah Secco, que teve o tratamento divulgado com sua autorização.
“Ela é linda, uma mulher de 40 anos que queria tratar o rosto sem recorrer aos exageros dos preenchimentos. O Nanofat atende exatamente a esse objetivo: regenerar a pele, melhorar sua qualidade e suavizar rugas, tudo isso sem a necessidade de preenchimento”, afirma o médico Thales Mello. “Afinal, a tendência atual da beleza é manter a aparência natural, porém com uma pele mais saudável e bonita”, acrescenta ele.
Quanto ao custo, o médico explica que os valores variam de acordo com a extensão da área tratada. “O orçamento é passado em consulta, pois depende da quantidade de gordura retirada e das regiões que o paciente deseja tratar. É possível realizar múltiplas aplicações em uma única sessão, sem problema algum”, completa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA