#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Ministério confirma primeiro caso local de cólera no Brasil depois de 18 anos

Paciente é um um homem de 60 anos, que não tinha viajado recentemente a países com ocorrência da doença

O Liberal
fonte

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso local de cólera no Brasil, depois de 18 anos. O paciente é um homem de 60 anos, que não viajou recentemente a países com ocorrência da doença e nem teve contato com outro caso confirmado ou suspeito. Ou seja, ele contraiu a doença no território brasileiro. O caso foi registrado na cidade de Salvador, capital da Bahia. 

"Os achados da investigação epidemiológica realizada até o momento indicam se tratar de um caso isolado, localizado e sem evidências de ocorrência de outros casos. Considerando o período de transmissibilidade da doença, o paciente não transmite mais o agente etiológico desde o dia 10/04/2024", diz nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. 

VEJA MAIS

image 91 pessoas morrem em naufrágio em Moçambique; vítimas fugiam de surto de cólera no país
Segundo o governo de Moçambique, o país teve 32 mortes e 15 mil casos confirmados desde outubro

image Moçambique declara surto de cólera após ciclone
A cidade portuária de Pemba e outras três no distrito de Mecufi são as mais afetadas

Segundo o órgão, o homem teve sintomas de desconforto abdominal e diarreia em março e os exames identificaram a bactéria causadora da cólera (Vibrio cholerae). O paciente já está curado e não transmite mais a doença. 

Pessoas que tiveram contato com o paciente e os profissionais de saúde que o atenderam também foram examinados, mas os resultados deram negativo, eliminando risco de transmissão.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, medidas preventivas e investigações adicionais estão em andamento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-BA), em coordenação com entidades locais e nacionais.

Os últimos casos locais de cólera foram registrados em Pernambuco, entre 2004 e 2005. Desde então, o Brasil só registrava casos importados. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL