CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Indígena carrega por 2h irmã grávida picada por cobra até o socorro em Terra Yanomami; veja

Outro indígena, de 23 anos, foi resgatado por um helicóptero após ser picado por uma cobra jararaca na Comunidade de Xokori

Luciana Carvalho
fonte

O irmão de uma jovem grávida, de 20 anos, carregou a gestante por cerca de duas horas até um helicóptero de resgate após ela ter sido picada por uma cobra jararaca na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O caso aconteceu nesta quarta-feira (30) na região da Comunidade Yaritobi, onde moram com, pelo menos, 700 indígenas. As informações são do portal G1 Roraima.   

A ação do indígena foi divulgada em uma rede social pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami. De acordo com Hekurari, a jovem está grávida de aproximadamente três meses e o bebê está bem. Na comunidade que a indígena vive, não há posto de saúde.

"Isso é Saúde Indígena. Essa é a realidade dos Povos Yanomami. Realidade também dos Profissionais que desempenham um papel importantíssimo nas Comunidades", disse Hekurari na rede social.

VEJA MAIS

image Santarém: MPF questiona Semed após denúncia de violação de regras da educação escolar indígena
O Ministério Público Federal concedeu um prazo de 48 horas para que a gestora da Semed se manifeste sobre a denúncia

image MPF recomenda que Ibama emita licenças ambientais para instalação de energia elétrica em terra indígena no Pará
O documento destaca as manifestações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do próprio Ibama sobre o baixo impacto ambiental da instalação da rede de energia

 Hekurari explica que o irmão da jovem usou um pedaço de cipó apoiado na cabeça, para conseguir distribuir o peso da irmã e carregá-la nas costas durante todo o trajeto.

Segundo o presidente do Conselho Distrital, a jovem está estável e se recupera no Polo-Base Surucucu, considerado unidade referência na Terra Yanomami. Somente daqui alguns dias, quando ela puder andar, será levada de volta à sua região. "A paciente está estável e a gestação está no início, mas ela recebeu o soro antiofídico e está sendo observada pela equipe do posto de saúde", explicou Hekurari.

O caso da jovem grávida picada por uma cobra não é isolado na Terra Yanomami. Outro indígena, de 23 anos, foi resgatado por um helicóptero após ser picado por uma cobra jararaca na Comunidade de Xokori. O paciente foi carregado por outros indígenas em um pano vermelho.

O presidente do Condisi-YY relatou que, somente no mês de março, ocorreram seis atendimentos por picada de cobra no Polo-Base Surucucu, sendo que um indígena morreu e outro precisou ser removido para Boa Vista por conta da gravidade do caso.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL