Homem que esfaqueou jornalista da TV Globo é condenado a 13 anos de prisão
Réu desferiu pelo menos 10 golpes com arma branca na vítima, que precisou ficar internada na UTI

José Felipe Leite Tunholi, de 19 anos, foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pela Segunda Vara Criminal de Brasília, em decorrência do esfaqueamento do jornalista e editor da TV Globo, Gabriel Luiz, ocorrido em abril de 2022. A sentença, que determinou que Tunholi deverá cumprir pena em regime inicial fechado, foi publicada em 10 de março de 2023, após o jovem ser condenado por tentativa de latrocínio, sem agravantes, e absolvido da denúncia de corrupção de menores.
Segundo o juiz Marcio Evangelista, Tunholi deve permanecer preso por demonstrar periculosidade concreta. Em sua decisão, o magistrado escreveu: “Portanto, não há dúvidas quanto a prova da autoria e da materialidade em relação ao crime de latrocínio tentado [...]”.
VEJA MAIS
Relembre o caso
Tunholi é um dos autores do ataque ao jornalista Gabriel Luiz. De acordo com o delegado Petter Fischer Ranquetat, da 3ª DP (Cruzeiro), responsável pelo caso, José Felipe e um comparsa de 17 anos viram em Gabriel uma potencial vítima e decidiram assaltá-lo. Quando se aproximaram do jornalista, o adolescente aplicou um golpe mata-leão, enquanto José Felipe desferiu pelo menos 10 golpes com arma branca. A dupla fugiu levando o celular e a carteira da vítima, com R$ 250. Posteriormente, eles retiraram o dinheiro e descartaram os objetos na rua.
"Eles não conheciam o Gabriel. Só depois viram quem era a vítima e a repercussão do caso. O maior fez planos de fugir para Paracatu (MG), mas conseguimos evitar e detê-lo", ressaltou Petter. Para fugir, José teria furtado 550 euros da mãe.
Gabriel Luiz precisou ficar internado por 23 dias para se recuperar das facadas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA