CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo proíbe queimadas em áreas rurais e florestais por 120 dias

Decreto de Jair Bolsonaro tenta limitar prática que expõe grandes áreas a risco de incêndio

O Liberal
fonte

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou juntamente com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, reedição de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 23, que proíbe o emprego do fogo em práticas agropastoris e florestais de todo o Brasil pelo prazo de 120 dias. Agricultores muitas vezes usam a prática para “preparar” a terra, mas chamas muitas vezes saem de controle e provocam grandes incêndios. As informações são da Agência Estado.

VEJA MAIS

image Pará lidera ranking de municípios que mais emitem gases do efeito estufa
Altamira e São Félix do Xingu encabeçam a lista. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG)

image Queimadas na Amazônia atingem maior marca desde maio de 2004
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 2.287 focos de incêndios em maio

image Cientista paraense ganha reconhecimento internacional com estudo sobre queimadas na Amazônia
Com 26 anos de carreira, Ane Alencar estuda os impactos que as queimadas na Amazônia causam no bioma; confira a live realizada com a pesquisadora

O decreto prevê exceções, como práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas por instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais no País; práticas de agricultura de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas; e queimas controladas, em áreas não localizadas nos biomas Amazônia e Pantanal.

O texto estabelece que a permissão mesmo para as queimas controladas poderá ser suspensa, em caráter excepcional e temporário, por ato do ministro do Meio Ambiente, "com a finalidade de reduzir danos ambientais provocados por incêndios florestais."

A queima controlada consiste no emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais e para fins de pesquisa científica e tecnológica, em áreas com limites físicos previamente definidos.

A suspensão do uso do fogo em áreas rurais e florestais tem sido adotada pelo governo desde 2019 em virtude do aumento de incêndios no País, sobretudo na Amazônia, mas também no Pantanal. Naquele ano, a proibição vigorou por sessenta dias, entre os meses de agosto e setembro. Em 2020 e 2021, o governo também decretou suspensão de queimadas, pelo período de quatro meses, em cada um dos anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL