Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Governo dispensa teste da covid-19 para que brasileiros e estrangeiros entrem no país

A medida foi oficializada por meio de uma portaria do Governo Federal e publicada no Diário Oficial da União, na sexta-feira (1º)

Rayanne Bulhões

Brasileiros ou estrangeiros não precisam mais apresentar testes para a detecção da covid-19 quando chegarem ao país. A regra é válida para os três meios, vias aérea, terrestre ou aquática. A medida foi liberada por meio de uma portaria do Governo Federal e publicada em edição extra do Diário Oficial da União, da sexta-feira (1º). Com informações da Agência Brasil.

Pelas normas em vigor, ainda é preciso apresentar o comprovante de vacinação. No caso dos viajantes vindos de avião, o passaporte vacinal deve ser apresentado à companhia aérea antes do embarque. Por vias terrestres, o documento será cobrado nos pontos de controle terrestre. Já no transporte aquaviário, o comprovante deverá ser apresentado antes do embarque ao operador ou responsável pela embarcação.

VEJA MAIS

Ministro da Saúde planeja liberar máscara e desobrigar teste a turistas até o fim da semana Queiroga afirmou que ainda não há previsão de mudança do status da covid-19 de pandemia para endemia

Ainda segundo a portaria, o Governo Federal liberou algumas exceções para a apresentação dos testes de rastreio da infecção.

Saiba quais são os casos liberados da apresentação do comprovante de vacinação em qualquer viagem

  • Pessoas alérgicas à vacina, por exemplo, e que tenham respaldado por laudo médico;
  • Pessoas não elegíveis para vacinação em função da idade;
  • Viajantes que entram no país por questões humanitárias;
  • Pessoas provenientes de países com baixa cobertura vacinal;
  • Brasileiros e estrangeiros residentes em território brasileiro, que não estejam completamente vacinados.

Saiba quando é dispensável o comprovante de vacinação em viagens via terrestre

  • Brasileiros e estrangeiros residentes em território brasileiro, que não estejam completamente vacinados;
  • Trabalhadores de transporte de cargas, incluídos motorista e ajudante, desde que comprovem adotar; equipamentos de proteção individual e medidas para mitigação de contágio indicadas pela Anvisa.

Aprovado pela Anvisa, autoteste deve estar disponível nas farmácias depois do carnaval Empresa afirma que já tem insumos para produzir produto que informa resultado em 15 minutos

Recomendação para a entrada no Brasil com o teste de covid-19

Vale reforçar que os testes a serem apresentados nessas situações específicas precisam ter ‘resultado negativo ou não detectável’, do tipo teste de ‘antígeno ou laboratorial RT-PCR ‘, realizado em um dia antes do momento do embarque.

Cientistas chineses anunciam teste de covid que fica pronto em quatro minutos O estudo testou um novo método em um total de 54 pessoas. Nenhuma delas apresentou falso positivo

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL