Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, tem prisão registrada em vídeo; assista

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 24 anos e seis meses de prisão, ele foi detido no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai

Lívia Ximenes
fonte

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso nessa sexta-feira (26) e teve o momento registrado em vídeo. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participar da trama golpista, ele recebeu a sentença de 24 anos e seis meses de detenção. Silvinei estava proibido de deixar o Brasil e foi pego no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai.

VEJA MAIS

image Quem é Filipe Martins, que teve prisão domiciliar decretada após tentativa de fuga de Silvinei
Martins é réu do chamado "núcleo 2", acusado de "operacionalizar" tentativa de golpe

image Silvinei é transferido para a sede da PF em Brasília após prisão no Paraguai
Silvinei Vasques estava sob monitoramento eletrônico desde agosto de 2024

image Moraes determina prisão preventiva de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF
Alexandre de Moraes afirma que tornozeleira eletrônica utilizada por Silvinei deixou de emitir informações de GPS

O acusado teria danificado a tornozeleira eletrônica que usava e, por isso, as autoridades brasileiras emitiram alertas a países vizinhos. A polícia paraguaia localizou e prendeu o ex-diretor da PRF. Os inspetores de imigração do aeroporto foram responsáveis pela identificação de Silvinei, segundo a Direção Nacional de Migração. Conforme informações repassadas, ele tentava burlar o sistema se passando por cidadão paraguaio e usando o nome de Julio Eduardo Fernandez.

Em ação conjunta do Punto Atenas Paraguai, Rede de Inteligência Migratória e Comando Tripartite, a verdadeira identidade de Silvinei foi confirmada. Ele foi expulso de maneira sumária do Paraguai, ou seja, de forma imediata. Quando chegou à Tríplice Fronteira, na Ciudad Del Este, e passou para o Brasil por meio de Foz do Iguaçu (Paraná), o ex-diretor da PRF foi entregue à polícia brasileira.

Na manhã desse sábado (27), Silvinei foi transferido para a sede da Polícia Federal (PF) em Brasília. Entre as ações ilegais dentro da trama golpista, comandada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-diretor da PRF comandou blitzes ilegais durante as eleições de 2022 para atrapalhar o fluxo de eleitores no Nordeste, considerando a provável votação no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Silvinei estava sob monitoramento eletrônico desde agosto de 2024, ao ser liberado de uma prisão preventiva, e foi condenado no dia 16 de dezembro de 2025.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL