CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Educadores físicos podem prescrever suplementos alimentares, indica resolução

A resolução atribui ao educador físico o papel que era exclusivo de nutricionistas e médicos; educadores físicos ainda precisarão indicar para outros profissionais em caso de planejamento de dietas e planos alimentares

Gabriel Mansur

Uma resolução publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU), do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CRF-SP), reconheceu que cabe aos educadores físicos o aconselhamento, informação e esclarecimento sobre suplementos alimentares exclusivamente relacionados à prática de exercícios físicos. Anteriormente, a prescrição era feita por médicos e nutricionistas. 

VEJA MAIS

image Ter uma dieta saudável pode garantir até 13 anos a mais de vida, diz estudo
Adicionar alguns itens saudáveis na alimentação é uma das melhores opções para quem deseja viver mais

image 'Vovó Fitness' diz ter sofrido 'gostosofobia' em academia do Rio de Janeiro
Andréa Sunshine é uma influenciadora digital e contou em entrevista para o Extra sobre a forma como foi abordada por um funcionário do estabelecimento em Búzios

image Atividade física é para todos
Muita gente relaciona o ato de realizar exercício físico à pessoas que estão com sobrepeso, ou a encaram como um ato de simples vaidade

“A formação profissional e o campo de atuação exigidos para aconselhar, informar e esclarecer sobre a área de suplementos alimentares é o de Profissional de Educação Física com formação em Bacharelado e/ou Licenciatura/Bacharelado”, consta no texto.

Entretanto, medicamentos e produtos que incluam na sua fórmula componentes que não atendam às exigências para produção e comercialização regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), permanecem proibidos.

“O aconselhamento e incentivo ao uso dos Recursos Ergogênicos Farmacológicos, por profissional de Educação Física, representa infração ética e pode caracterizar crime contra a saúde pública”, informa a resolução.

O texto ainda atribui ao profissional de educação física o papel de indicar profissionais habilitados para a proposição e planejamento de dietas e planos alimentares, caso seja necessário para um melhor rendimento na prática do exercício físico. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL