Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia Internacional da Cerveja: Confira mitos e verdades sobre a bebida

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado toda primeira sexta-feira de agosto; confira alguns mitos e verdades da bebida

Paula Figueiredo

Celebrado toda primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja chega para comemorar uma presença garantida nos churrascos da família, happy hour com amigos e as mais diversas festas ao redor do mundo. Amada por uns e odiada por outros, a cerveja é uma das bebidas mais baratas no Brasil e gera muitas especulações acerca do tema. Pensando nisso, o Oliberal.com listou alguns mitos e verdades sobre a 'loira gelada', segundo informações de nutricionistas, sommelière e cervejeiros ouvidos pelo site da Globo. Confira!

VEJA MAIS

Macaco 'virando' garrafa de cerveja viraliza na internet; vídeo
O flagra foi feito por uma estudante que passava pelo local quando vários macacos estavam à procura de comida pelas ruas

Brasil é um dos países com a cerveja mais barata do mundo, aponta pesquisa
No top 10 estão cinco países do continente africano, dois do sudeste asiático e da américa do sul e um europeu

Cerveja custará R$ 62 na Copa do Qatar, aponta jornal
Copo de 550 ml no país é o mais caro do mundo e vai pesar no bolso dos torcedores

Cerveja escura é mais alcoólica 

Cervejas claras e escuras geram debate sobre o teor alcoólico. (Foto: Reprodução/Unsplash)

Apesar da teoria da cor da cerveja ser muito expandida pelos amantes da bebida, tudo não passa de um mito. As cervejas escuras levam cargas de maltes torrados elevados e esses maltes geram impacto no sabor. No entanto, só a cor não fala sobre o teor alcoólico, pois algumas cervejas mais claras possuem uma porcentagem de álcool mais elevada que as escuras.

Chopp e cerveja são a mesma coisa

A diferença entre as duas bebidas é que uma sofre o processo de pasteurização e outra não. Porém, perante a lei, todo chopp é uma cerveja, mas nem toda cerveja é um chopp. Ou seja, o chopp só é permitido para cervejas que não são pasteurizadas e que não passam por outros tratamentos térmicos.

Cerveja preta ajuda na produção de leite materno

Como qualquer bebida alcoólica proibida para lactantes, a cerveja preta também é uma delas e não ajuda na produção de leite materno

Cerveja dá barriga/engorda

Qualquer alimento com caloria, quando consumido em excesso, tem tendência a ser convertido em gordura corporal. Ou seja, se a cerveja for consumida em excesso terá o poder de engordar e até mesmo criar a "barriga de cerveja".

Cerveja de garrafa e de lata são diferentes

O recipiente da cerveja pode alterar seu sabor. (Foto: Freepik)

Mesmo os fabricantes se esforçando para manter o mesmo sabor, independente se for lata, long neck ou garrafas, fatores como o material do recipiente e até mesmo o formato e a luz do estabelecimento impactam no sabor.

O colarinho mantém a cerveja mais saborosa

Muitos que são apreciadores da bebida relatam não gostar da famosa espuma da cerveja. No entanto, o famoso colarinho cria um bloqueio entre o líquido e o ar, o que contribui para que a temperatura permaneça estável e o conjunto de aroma e sabor dure mais

Cerveja causa mais ressaca que outras bebidas

Tudo depende da quantidade de bebida alcoólica ingerida pela pessoa, como foi sua alimentação e hidratação durante o momento da ingestão. A cerveja tende a gerar uma ressaca mais tranquila devido seu baixo teor de álcool e alto teor de água.

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Luiz Cláudio Fernandes, editor web de O Liberal.com)

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL