Como fazer empréstimo do FGTS: veja como funciona e como simular

Antecipação do Saque-aniversário ficou conhecida como empréstimo do FGTS; veja quem pode realizar o empréstimo

Gabriel Mansur

Com a criação do Saque-aniversário, em 2019, os trabalhadores brasileiros passaram a ter mais liberdade para movimentar o saldo de sua conta do FGTS. A modalidade também permitiu que os cidadãos antecipem algumas parcelas do saldo, formato que ficou conhecido como empréstimo do FGTS.

VEJA MAIS

image BPC: INSS vai liberar o empréstimo consignado para beneficiários; saiba quando
Empréstimo consignado foi bloqueado para os beneficários do BPC em março deste ano, mas deve retornar no final de agosto

image Descubra como conseguir um empréstimo com juros baixo para pessoa física
Obter um empréstimo com juros baixos para pessoas físicas requer planejamento, pesquisa e um bom histórico de crédito; saiba como fazer

image Caixa terá linha de crédito para pessoas com deficiência
Empréstimo poderá ser usado para comprar cadeiras de rodas e produtos e serviços de tecnologia assistiva

Essa antecipação permite que o trabalhador receba diversas parcelas do Saque-aniversário de uma só vez. Elas serão pagas no mês de aniversário do trabalhador, todos os anos, até a quitação da dívida.

Como funciona o empréstimo do FGTS?

Para fazer um empréstimo utilizando o Saque-aniversário, o trabalhador deve procurar uma instituição financeira que ofereça essa modalidade. O saldo da conta do FGTS funciona como uma garantia de que o empréstimo será pago. 

Após realizar a contratação do empréstimo, a parcela que seria liberada no mês de aniversário do trabalhador será usada para pagar o empréstimo, formato semelhante ao utilizado pelo crédito consignado

Cada instituição financeira estabelece os seus parâmetros para liberar o empréstimo, como taxa de juros, valor mínimo e quantidade de parcelas.

Quem pode realizar o empréstimo do FGTS?

Pode realizar a antecipação do Saque-aniversário todo cidadão que já trabalhou com a carteira assinada e tem saldo na conta do FGTS. É preciso também ter optado pelo formato, tendo em vista que a forma de retirada padrão é o Saque-rescisão

Vale a pena optar pelo Saque-aniversário?

É preciso ficar atento ao optar pelo formato de retirada do saldo do FGTS, pois ao optar pelo Saque-aniversário, o cidadão precisa esperar dois anos para poder voltar ao Saque-rescisão. 

Sendo assim, caso seja demitido sem justa causa, o trabalhador perde o direito ao saque do saldo total da conta do FGTS. 

Como simular a contratação do empréstimo do FGTS?

Para simular uma contratação de empréstimo utilizando a antecipação do Saque-Aniversário, o cidadão deve seguir os seguintes passos:

  • Conferir o saldo do FGTS, através do aplicativo FGTS;
  • Acessar o site “meutudo” e clicar na opção “Antecipação do Saque-aniversário” na página inicial;
  • Digite o valor presente em sua conta do FGTS e a sua data de aniversário.

Pronto, agora você terá uma ideia de quanto poderá antecipar de seu saldo do FGTS através da modalidade Saque-aniversário.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor web de OLiberal.com, Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL