CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cidade oficializa 'morango do amor' como patrimônio cultural imaterial

Senador Amaral (MG), uma das maiores produtoras de morango do país, reconhece doce como símbolo da cultura local e busca tombamento estadual

Hannah Franco
fonte

O famoso “morango do amor” agora é oficialmente patrimônio cultural imaterial de Senador Amaral, no Sul de Minas Gerais. A cidade, que desponta como uma das maiores produtoras da fruta no estado, deu o título ao doce após ele vencer o concurso gastronômico do Festival de Inverno 2025 e viralizar nas redes sociais. Com a medida, o município também iniciou o processo para reconhecimento estadual.

Inspirado na clássica maçã do amor das festas juninas, o doce combina morango fresco, brigadeiro branco à base de leite em pó e uma calda vermelha crocante. Após vencer o concurso gastronômico promovido durante o Festival de Inverno, em junho, o “morango do amor” ganhou status de símbolo da cidade.

VEJA MAIS

image VÍDEO: Gaby Amarantos cria o 'Xarque do Amor', versão paraense do morango do amor feita com charque
Cantora paraense ensina receita inusitada com charque e caramelo em vídeo divertido publicado nas redes. Receita faz parte da divulgação da festa "Xarque da Gaby", que acontece em Belém no início de agosto

image Homem sofre queimaduras ao aplicar calda de morango do amor nas partes íntimas
Jovem de 22 anos tentou surpreender a namorada com gesto inspirado em doce viral e acabou com queimaduras de segundo grau

A decisão da prefeitura foi anunciada nas redes sociais, com uma publicação destacando o valor simbólico do doce: "O morango que representa amor agora também representa história e orgulho. Este é o reconhecimento que valoriza a cultura e quem planta com o coração", diz o vídeo oficial divulgado pelo município.

O reconhecimento do “morango do amor” foi formalizado após um inventário conduzido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que também protocolou o pedido de tombamento estadual no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). A expectativa é que a decisão do estado saia até o fim de 2025.

"Depois do concurso, o doce virou febre", afirmou o secretario municipal de Turismo e Cultura, Evanil Emiler da Silva.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL