CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alunos de universidade denunciam atitude racista de estudante contra professora

O estudante chegou a dizer que 'não se mistura com negros pois foi bem criado'

Redação Integrada com informações da Revista Fórum

Na madrugada desta terça-feira (10) foram divulgadas nas redes sociais imagens de um estudante da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) se recusando a receber um documento das mãos de uma professora negra.

Os vídeos foram publicados pelo perfil Lista Preta no Twitter. As imagens mostram o aluno em meio a uma sala repleta de alunos negros, se recusando a receber o documento da professora.

Os estudantes relatam que a atitude discriminatória do aluno é recorrente, que desde que ele entrou na UFR, em 2018, se recusa a pegar coisas das mãos de pessoas negras ou que pessoas negras tenham manuseado. Os relatos apontam que o aluno nem mesmo senta próximo a negros. De acordo com os estudantes, ele chega a dizer que "não se mistura com negros pois foi bem criado".

Chamada, a coordenadora do curso de História da Universidade foi chamada e expulsou o aluno da sala. Outros estudantes se colocaram à à disposição como testemunhas.

Assista aos vídeos:

Racismo é crime

É importante que a vítima de racismo não deixe o ocorrido "passar em branco" e denuncie. O registro de um Boletim de Ocorrência é necessário. Registros da sotuação e testemunhas que possam identificar o agressor também são importantes.

Em casos de agressão física, é realizado o Exame de Corpo de Delito. É indicado que a vítima não limpe os machucados nem troque de roupa, pois esses são elementos que servem como provas da agressão.

A Lei 7716/89, conhecida como lei anti-racismo, abrange "crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", com pela de reclusão de 1 a 3 anos, mais multa.

O Código Penal brasileiro, no artigo 140, § 3º, determina uma pena de 1 a 3 anos de prisão, além de multa, para as injúrias motivadas por "elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL