CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alinhamento dos planetas será visto do Brasil neste sábado (29); saiba que horas e como ver

Fenômeno será visto tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul

Gabriel Bentes
fonte

alinhamento de planetas poderá ser visto a olho nu no céu de todo o Brasil no próximo sábado (29). No fenômeno, chamado de conjunção na astronomia, a Lua se alinhará com Saturno, Marte e Júpiter, formando uma linha reta que estará visível tanto do hemisfério norte como do hemisfério sul.

O alinhamento planetário ocorre quando dois ou mais astros parecem estar próximos no céu, mas, na verdade, se trata de uma ilusão de ótica, uma vez que estão separados por milhares de quilômetros. A melhor visualização será no dia 29 de junho, mas também poderá ser observada alguns dias antes e depois dessa data.

Que horas será e como assistir ao fenômeno?

A conjunção poderá ser vista na madrugada de sábado, logo ao amanhecer, por volta da volta das 6h25min, no horário de Brasília. 

Para presenciar a conjunção, não será precisar utilizar nenhum equipamento, pois os astros serão visíveis facilmente a olho nu perto do horizonte, na direção leste. No entanto, para observar cada planeta individualmente, será necessário utilizar um binóculo ou telescópio, já que eles estarão dispersos por uma ampla área de visão.

Veja também:

image Fim dos tempos? Lua cheia vermelha é vista em cidade brasileira; entenda
No vídeo, registrado pelo fotógrafo JD Dervalho, em Aquidauana, próximo a Corumbá, é possível ver a lua vermelha

image Astronautas não têm previsão de retorno à Terra após nave da Boeing enfrentar problemas no espaço
A missão da Nasa, tripulada por Butch Wilmore e Suni Williams, saiu dos Estados Unidos no dia 5 de junho e estava prevista para voltar em sete dias, no dia 12

Para melhor observação, recomenda-se buscar locais afastados de áreas urbanas, pois a luminosidade das cidades pode prejudicar a visualização do fenômeno.

O alinhamento de planetas ocorre quando dois ou mais astros aparecem próximos, apesar de serem causados por uma ilusão de ótica, já que estão a milhares de quilômetros de distância um do outro. O fenômeno será mais visível no dia 29 de junho, mas ainda pode ser observado alguns dias antes e depois. 

“Participação secreta”

Segundo o coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, Rodolfo Langhi, ao CNN,  o alinhamento dos planetas com a Lua conta com uma “participação secreta”: Urano, que estaria entre Marte e Júpiter no céu, mas não é visível a olho nu.

(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL