Waraos promovem feira de artesanato em Icoaraci
Cerca de 200 peças serão vendidas e renda revertida às famílias indígenas

Os indígenas warao que estão no abrigo estadual Casa de Passagem Domingos Zaluth, em Belém, realizam nesta quarta-feira (24) sua primeira exposição e venda de artesanatos. A feira começou 8 horas e está ocorrendo no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, localizado em Icoaraci, até 13 horas. Cerca de 200 peças serão vendidas e toda a verba será revertida para as famílias. A maioria dos objetos foi confeccionado durante as oficinas oferecidas pela Seaster para os indígenas.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) oferece acolhimento para os migrantes através da Casa de Passagem Estadual Domingos Zahluth. Atualmente, 123 indígenas da etnia warao se encontram na Casa de Passagem, sendo 73 crianças. O acolhimento prevê ambiente físico adequado à moradia, alimentação adequada acompanhada por nutricionista - são ofertadas três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. Além disso, são ofertados serviços e equipamentos públicos, viabilidade de acesso e mobilidade pública, condições de repouso dos acolhidos, espaço de estar e convívio, guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, banho e higiene pessoal, vestuário e pertences.
Além de uma rede de serviços públicos integrada, para garantia de atendimento das diversas demandas apresentadas. No geral todas as ações se complementam para a oferta de um serviço que objetiva promover a proteção integral e a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, restabelecer vínculos familiares e sociais, possibilitar a convivência comunitária.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA