Verão 2023: confira como os belenenses se protegem contra os raios solares durante o calor intenso

Na manhã desta terça-feira (27), às vésperas das férias quentes do mês de julho, muitos belenenses explicaram como se protegem contra os raios solares; a proteção inclui bloqueador solar, roupas térmicas, óculos de sol, chapéu e até livros na cabeça

Dilson Pimentel

O mês de julho se aproxima e o calor do verão amazônico já é sentido pelos belenenses. Por isso é importante ter cuidados com a pele nesse período do ano. A dermatologista Danielle Sousa, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (regional Pará), disse que o protetor solar deve ser utilizado diariamente.

“Os estudos mostram que a maior exposição solar que temos, no decorrer da vida, são as do dia a dia, decorrentes dos deslocamentos para trabalho, supermercado, entre outros, sendo muito superior às exposições ocasionais, quando vamos à praia, por exemplo”, disse.

“Dessa forma, não apenas no período do verão, onde temos um aumento da incidência dos raios UV, o protetor solar deve fazer parte da nossa rotina, lembrando sempre de reaplicar de 3/3hs, na face, e no corpo, nas áreas onde a roupa não cobre”, afirmou.

image Belenenses se protegem contra os raios solares (Igor Mota / O Liberal)

Segundo a dermatologista Danielle Sousa, existem diversas opções de protetor solar, desde FPS (fator de proteção solar) 30 a FPS 100. Há protetores para pele oleosa, seca, sensível, protetores para peles com manchas, como o melasma, toque seco, spray. “O ideal é você avaliar, juntamente com o seu médico dermatologista, qual o melhor protetor para o seu tipo de pele. Lembrando que o mais importante é você encontrar o protetor que você mais se adapta, e utilizar sempre”, afirmou.

Ela disse ainda que, além dos protetores, há as opções de proteção física ou de barreira, como as roupas de manga, chapéus, óculos, e os guarda-chuvas, sendo excelentes opções principalmente para quem tem manchas, ou utiliza ácidos nos tratamentos noturnos.

Os hidratantes também fazem parte da rotina diária de cuidados com a pele, sendo "importantíssimos" no verão, devido ao maior ressecamento da pele, e maior sensibilidade devido ao aumento da radiação UV na exposição solar. “Recomendamos o uso dos hidratantes 2x/dia, após os banhos, ou mais vezes, conforme necessidade do paciente”, disse.

image Para se proteger do calor intenso nesta época do ano moradores de Belém usam guarda-chuva ao andar pela cidade (Igor Mota/O Liberal)

 

VEJA TAMBÉM:

image Verão amazônico é período de alerta para cuidados com a pele
Oncologista destaca importância da prevenção, diagnóstico precoce e assistência adequada para evitar quadros de câncer de pele

image Nutricionista aconselha hidratação e alimentação equilibrada durante o verão amazônico
Confira como manter alimentação saudável e não correr riscos

image Calor do verão amazônico requer atenção especial aos animais
Veterinária dá dicas de como cuidar dos pets na temporada mais quente do ano no Estado

Dermatologista recomenda intensificar uso de protetor solar no verão

A dermatologista Danielle Sousa também deu dicas para quem vai à praia nesta época do ano. “Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%”, explicou.

Ela explicou que a radiação UVA é sempre constante no decorrer do dia, porém a UVB, que é a mais relacionada ao aumento do câncer de pele, é mais intensa nos horários entre as 10 e 16 horas, devendo estes serem evitados.

Durante o verão, a radiação é mais intensa. “Recomendamos que seja intensificado o uso do protetor solar, que sejam evitados os horários de maior radiação (das 10 às16h) e que os cuidados com a hidratação (tanto com água quanto com hidratantes) sejam redobrados”, afirmou. O excesso da exposição solar, e principalmente sem a devida proteção, aumenta o risco de queimaduras, acelera o envelhecimento cutâneo, além de elevar o risco de câncer de pele (o câncer mais frequente do mundo).

A dermatologista Danielle Sousa também deu dicas para quem for participar do último Arrastão do Pavulagem, no próximo domingo, em Belém. Além de utilizar o filtro solar conforme as orientações médicas, o uso de roupas de algodão, que bloqueiam a maior parte da radiação UV; óculos, além de chapéu de proteção. “E não esquecer de intensificar a hidratação”, afirmou.

Vendedor de salada de frutas se protege usando camisa manga comprida e boné

Nas ruas de Belém, os moradores se protegem como podem. Às vezes, usam até livros ou cadernos para se proteger do sol. Ou colocam a mão no rosto para diminuir a incidência dos raios solares. Waldiney Rodrigues dos Reis, 45 anos, vende salada de frutas na avenida Presidente Vargas, próximo à rua Santo Antônio, no centro comercial de Belém.

image Waldiney Rodrigues dos Reis, 45 anos, vende salada de frutas na avenida Presidente Vargas, próximo à rua Santo Antônio, no centro comercial de Belém. Para se proteger do sol, sobretudo nesta época do ano, ele usa camisa comprida de malha e boné (Igor Mota/O Liberal)

Para se proteger do sol, sobretudo nesta época do ano, ele usa uma camisa comprida de malha e boné. “O sol em Belém, nesse período agora, é muito forte, principalmente pela manhã e por volta das 12 horas”, disse. “Se eu não adotar esses cuidados, eu sinto o sol queimando a pele”, afirmou.

Andrea Baía Bandeira, 42 anos, vende água e óculos na feira doVer-o-Peso. Para proteger a pele, ela afirmou que, antes de ir para o trabalho, logo cedo, passa protetor.

image Andrea Baía Bandeira, 42 anos, vende água e óculos na feira do Ver-o-Peso. Para proteger a pele, ela afirmou que, antes de ir para o trabalho, logo cedo, passa protetor. “E uso chapéu. Também bebo bastante água”, afirmou (Igor Mota/O Liberal)

 

“E uso chapéu. Também bebo bastante água”, afirmou. Andrea disse que, entre 12 e 13h30, o sol está muito intenso. “É bem quente mesmo”, afirmou. Nesse intervalo de tempo, Andrea procura uma sombra para se “refrescar um pouquinho”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM