Veículos do Grupo Liberal estão entre os finalistas do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo no Pará
A lista divulgada pelo Sebrae na noite desta terça-feira (19) inclui trabalhos do jornal O Liberal e da TV Liberal nas categorias de Texto, Fotojornalismo e Vídeo

Os veículos do Grupo Liberal estão entre os finalistas da etapa paraense do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que reconhece produções sobre empreendedorismo em diferentes formatos. A lista divulgada pelo Sebrae na noite desta terça-feira (19) inclui trabalhos do jornal O Liberal e da TV Liberal nas categorias de Texto, Fotojornalismo e Vídeo.
Na categoria Jornalismo em Texto, o jornal O Liberal concorre com a reportagem “Ver-O-Peso abre portas para a economia e o empreendedorismo paraense”, assinada pela repórter Gabi Gutierrez. A mesma matéria também garantiu uma vaga em Fotojornalismo, com a fotografia de Tarso Sarraf, que destacou a importância do reconhecimento.
“Fico muito feliz em estar mais uma vez na final do Prêmio da Sebrae, na categoria de Fotojornalismo, e também na matéria da Gabi [Gutierrez]. Foi uma matéria muito bacana que a gente fez, eu e ela, de vários dias no Ver-o-Peso. Foi um trabalho muito intenso, além de um trabalho de pesquisa, que envolveu várias pessoas. Isso mostra a credibilidade do Grupo Liberal", disse o fotojornalista.
"E é bacana que nesse momento do ano, da COP 30, a gente está falando sobre empreendedorismo, que é o grande mercado que o Pará está vivendo hoje, Belém, de certa forma. Então, fico muito feliz por estar na final”, disse Sarraf, ao destacar também os demais integrantes da equipe: Camila Moreira (chefia de reportagem), Lázaro Magalhães (direção de conteúdo), Heloá Canali (edição web) e Marcelo Quadros (edição de vídeo).
Para a repórter Gabi Gutierrez, a produção foi enriquecedora, tanto no sentido profissional quanto no pertencimento paraense. "É muito legal poder trazer essa perspectiva da feira, que vai além dos sabores e da cultura. Ali existem tantas histórias de pessoas que construíram famílias e passam seus empreendimentos de geração em geração”, afirmou. "São pessoas que sustentam suas famílias com base no que comercializam ali. Além disso, quantos empreendimentos não têm no Ver-o-Peso uma porta de entrada? Pessoas que trabalham com gastronomia, com artesanato, vão buscar suas matérias-primas no mercado. É um grande polo dos empreendedores paraenses que querem crescer com o que a gente tem de nosso, da nossa terra", pontuou Gutierrez.
“É muito legal mostrar isso não só para os locais, mas também para o Brasil e para o mundo. Estou muito feliz de fazer parte desse trabalho, muito orgulhosa por essa reportagem estar concorrendo, e muito grata por esse espaço para que o nosso trabalho seja valorizado. Sou muito grata por estar participando disso e também pelo espaço que o Grupo Liberal nos dá”, agradeceu a repórter.
VEJA MAIS
Já na categoria Jornalismo em Vídeo, a TV Liberal disputa com a reportagem “Pupunha: o ouro da Amazônia que alimenta a cultura paraense”, produzida pelo jornalista Carlos Brito.
"Ser finalista do Prêmio Sebrae é uma honra. Estamos em êxtase com essa notícia. Saber que nosso trabalho foi reconhecido por uma instituição com essa força e credibilidade, como é o Sebrae, nos dá fôlego pra seguirmos com nossa missão. Um trabalho feito por paraenses apaixonados por esse Estado tão rico e vibrante", festejou Brito.
Além do Grupo Liberal, também estão entre os finalistas veículos como Diário do Pará, Diário Online, Rádio CBN Amazônia Belém, Rádio Cultura do Pará, TV Cultura do Pará e Agência Cenarium. Na categoria especial Jornalismo Universitário, concorrem trabalhos da Universidade da Amazônia (Unama), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Faculdade Estácio do Pará.
A etapa paraense do prêmio vai premiar os primeiros colocados em cada categoria com MacBooks, além de troféus e certificados. Os vencedores estaduais avançam para a fase regional, que classificará os trabalhos para a grande final nacional, em Brasília.
Criado pelo Sebrae, o Prêmio Sebrae de Jornalismo se consolidou como referência ao prestigiar reportagens que dão visibilidade ao empreendedorismo, à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Brasil.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA