CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacinação nas escolas de Belém: saiba tudo sobre a campanha voltada às crianças e adolescentes

A campanha de vacinação nas escolas, em Belém, que começou dia 2 de abril, teve um lançamento simbólico nesta segunda-feira (13)

Gabriel Pires
fonte

A campanha de vacinação nas escolas, em Belém, que começou dia 2 de abril, teve um lançamento simbólico nesta segunda-feira (13). O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Portanto, confira mais detalhes sobre a iniciativa, que seguirá nas unidades escolares da capital paraense:

VEJA MAIS

image Vacinação nas escolas de Belém: veja como garantir a imunização de seus filhos pela rede municipal
Desde que o Ministério da Saúde determinou, a intensificação das ações para aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes em todo o país

image Imunização: escolas do Pará recebem campanha de vacinação
Estudantes, professores e funcionários devem poder procurar as instituições durante a ação que ocorre até junho

image Ministério da Saúde inclui novo grupo prioritário para vacinação contra o HPV
Medida estende uso da vacina como tratamento a portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR)

Quais vacinas estão disponíveis?

No local, estão disponíveis as vacinas pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae B e poliomielite), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), febre amarela, meningo C (contra a meningite) e poliomielite inativada e oral para crianças de até 4 anos. E ainda, as vacinas contra o HPV - para adolescentes de 9 a 17 anos (dose única) - e contra a meningite ACWY - para adolescentes de 9 a 14 anos.

Como garantir a imunização dos filhos?

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Venuzina Marinho de Souza segue vacinando das 9h às 12h. Não há um cronograma fixo de dias da ação no local. Isso porque a disponibilidade da vacina depende da demanda de cada escola. Pais de estudantes das escolas municipais da capital podem procurar esse ponto para garantir a imunização das crianças. 

Para vacinar, basta apresentar a carteirinha de vacinação das crianças. Para levar informação e orientação aos pais e responsáveis das crianças, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza palestras voltadas aos pais para detalhar como será a ação. A própria equipe da Sesma confere a caderneta de vacinação e explica quais imunizantes as crianças devem receber.

Além disso, a imunização de crianças, independentemente de qual escola estudam, também é realizada nos postos de saúde. Os pais das crianças podem procurar as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Quais escolas receberão a campanha?

São 92 escolas pactuadas com a Sesma e aptas para receber a ação. Até o momento, 30 já receberam. Portanto, 62 escolas da capital e da região das ilhas ainda receberão a iniciativa. Por outro lado, a Sesma não detalhou o cronograma de ações das demais escolas que receberão a campanha.

Os pais são obrigados a vacinar os filhos? 

É opcional. Antes da ação de vacinação, a Sesma faz uma visita prévia nas escolas realizando palestras com os pais, alertando sobre a importância da vacinação e da prevenção de doenças. E ainda, realizam a leitura do cartão de vacina das crianças para checar quais precisam ser administradas.  

No momento da vacinação, os pais precisam estar presentes ou basta um responsável?
Um responsável, autorizado pelos pais, podem acompanhar a criança, durante a vacinação. 

E se meu filho já estiver com a carteirinha atualizada? Ainda é necessário vacinar?

A Sesma realiza a leitura do cartão de vacinação da criança, antecipadamente, para verificar quais imunizantes faltam ser realizados.

Quando a campanha terminará?

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, a campanha está prevista para encerrar no dia 2 de junho. No entanto, a campanha deve seguir, caso haja demanda.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM