UsiPaz Guamá completa um mês com quase quatro mil atendimentos

Espaço conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural, piscina semiolímpica e playground

O Liberal
fonte

Após um mês de funcionamento completado neste domingo (12), UsiPaz Guamá contabilizou quase quatro mil atendimentos. Segundo dados divulgados pelo Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto, foram realizados 3.936 beneficiamentos, durante este primeiro mês de funcionamento do complexo comunitário do Guamá.

O espaço conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural; piscina semiolímpica; playground, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. São ofertados mais de 70 serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços gratuitos.

A assistente social, Ana Cristina Nobre, de 50 anos, encontrou na UsiPaz uma forma de retornar aos estudos e à prática de atividade física. “Eu já faço parte da família UsiPaz, iniciei o curso de modelagem e impressão 3D, na sala de tecnologia e também estou praticando treinamento funcional. Eu era muito sedentária, agora com a chegada da Usina da Paz eu busquei melhorar a minha saúde e bem-estar. Aqui por ser um bairro grande, mesmo assim, não tinha muitas opções, mas agora estamos tendo várias oportunidades. O bom daqui é isso, estamos tendo a oportunidade de fazer vários cursos”, concluiu a moradora.

Aulas de futsal e reforço escolar são opção

O adolescente Davi Samuel Silva, de 12 anos, também aproveitou para se inscrever nas aulas de futsal e nas aulas de reforço escolar. “Comecei essa semana as aulas de futsal, está sendo muito legal. E também estou fazendo o reforço, minha mãe pagava um cursinho um pouco longe de casa, mas agora estou fazendo aqui perto e o melhor de graça. Quero fazer outros cursos aqui também”, disse ele.

VEJA MAIS

image Moradores do Guamá comemoram chegada de Usina da Paz e já utilizam os serviços ofertados
Somente no primeiro dia, mais de 500 pessoas foram atendidas na UsiPaz Guamá

image Guamá recebe 9ª Usina da Paz, nesta quinta-feira, durante comemorações do aniversário de Belém
A mais nova UsiPaz funcionará na avenida Bernardo Sayão, entre as passagens São Lázaro e Rui Barbosa

Para o estudante Reinaldo Júnior, de 22 anos, fazer parte das atividades das Usinas da Paz está sendo uma experiência única. “Me inscrevi no curso de formação e liderança para juventude e também no curso de informática básica. É a primeira vez que eu faço esses cursos, estou aprendendo bastante. A Usina da Paz está me proporcionando, além dessas capacitações também, a oportunidade de emitir uns documentos que eu estava precisando, como a ID Jovem, por exemplo. Espero que a usina possa ofertar mais cursos, que possam me ajudar a conquistar um espaço no mercado de trabalho”, afirmou Reinaldo.

"Este é um motivo de muita alegria para a administração estadual. A Usina da Paz no bairro do Guamá foi a última entregue, e sem sombra de dúvidas está levando aos moradores do bairro mais inclusão social, cidadania, assistência social, os serviços básicos do governo, para os que mais precisam. Então é um momento de gratidão, principalmente àqueles que ajudaram a construir esse projeto extraordinário, mas também é um desafio enorme, que é fazer com que a comunidade se sinta parte deste aparelho. Não adianta ter uma estrutura fantástica, como a da Usina da Paz, que é o maior projeto de inclusão social e o mais completo do Brasil, se a comunidade não entender que este equipamento é deles e precisa ser zelado. As pessoas precisam participar dele", informou Igor Normando, secretário de articulação da cidadania.

Ainda segundo o secretário, o projeto deve ser ampliado, em breve, para outras regiões do Estado. “A ideia é que se construa, somente neste ano, mais três Usinas da Paz, e até o final da gestão mais 40 usinas para que esse programa seja replicado em várias cidades, principalmente onde existem bolsões de pobreza e gargalos sociais. Esse é o momento onde o Estado olha para as pessoas em vulnerabilidade, com toda atenção e sensibilidade que precisa”, concluiu.

Mais sobre a UsiPaz

Os complexos são voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário. Atualmente está em funcionamento nove complexos no Estado, a UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará); a UsiPaz Cabanagem; a UsiPaz Antônia Corrêa (Marituba); a UsiPaz Padre Bruno Sechi (Benguí); as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, na região Sudeste do Estado; a UsiPaz Jurunas/Condor; a UsiPaz Terra Firme e a mais recente, a UsiPaz Guamá, entregue no dia 12 de janeiro deste ano.

Onde fica a Usina da Paz Guamá?

O complexo fica na avenida Bernardo Sayão, nº 4783, entre as passagens São Lázaro e Rui Barbosa, próximo ao primeiro portão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h e aos domingos, de 8h às 18h, de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM