Última fase das obras do Tucunduba deve ser concluída em dezembro, diz Sedop

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassú, o perímetro entre a Rua 2 de Junho e a Travessa Vileta já está 53% concluído

Fabyo Cruz / Especial O Liberal
fonte

Na manhã desta quinta-feira (5), o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassú, acompanhou o andamento das obras do Projeto de Saneamento Integrado da Bacia do Tucunduba, que abrange cinco bairros em Belém. Durante a visita, que foi acompanhada exclusivamente pela reportagem da redação integrada de O Liberal, ele afirmou que 53% das obras do terceiro trecho estão concluídas e anunciou que a previsão de conclusão desta etapa deve ocorrer em dezembro deste ano.

O perímetro correspondente da Rua 2 de Junho até a Travessa Vileta possui 681 metros de extensão e, atualmente, encontra-se no terceiro trecho de obras. “Essa terceira etapa irá custar aos cofres do estado R$77 milhões, incluindo as desapropriações que foram realizadas, a obra toda custou R$240 milhões desde a São Domingos até a Violeta”, afirmou o secretário adjunto da Sedop.

No local, 480 residências que estavam sob um canal foram desapropriadas para que os trabalhos pudessem ser executados no área. “Hoje, apenas uma casa não entrou em acordo para a desapropriação, porém, a procuradoria já encaminhou o pedido à Justiça, e  há uma sentença existente favorável à retirada da moradia”, explicou Valdir Acatauassú. O trecho ganhará nove pontes e três passarelas, beneficiando aproximadamente 200 mil habitantes, disse o secretário.

“Graças aos esforços do governador Helder Barbalho e do secretário Ruy Cabral conseguimos dar sequência ao trabalho, trazendo esperanças à população, que há 20 anos não via as coisas mudarem por aqui. Concluímos o segundo trecho no prazo, após a mudança da antiga responsável que não estava correspondendo às demandas, retiramos as famílias para darmos sequência ao terceiro trecho, e , em dezembro, pretendemos entregar a conclusão desta obra”, destacou.

image O trecho ganhará nove pontes e três passarelas, beneficiando aproximadamente 200 mil habitantes, segundo o secretário adjunto da Sedop (Ivan Duarte / O Liberal)

Valdir Acatauassú também falou sobre a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto do Riacho Doce, localizada na Avenida Tucunduba, que deve atender cerca de 400 mil pessoas residentes na região. 

“A estação de tratamento de esgoto deve ser entregue em outubro, com isso vai mostrar o quanto o Governo do Pará está investido em saneamento. A nossa visão para Belém é melhorar o saneamento básico, tanto no Tucunduba, fazendo a dragagem dos igarapés, quanto fazendo com que a população tenha um local certo de despejados do esgoto. Valdir Acatauassú destacou que há trabalhos também sendo realizados para drenagem nos canais do bairro do Marco. 

Gilmar Mota, engenheiro responsável pelas obras, contou que 160 homens trabalham no trecho e explicou que as frentes de serviço seguem com as confecções das pontes e finalização das estruturas laterais de proteção, os chamados “guarda-corpo”, para dar início a fase de pavimentação. O profissional ressaltou que a alta temperatura do Verão Amazônico é um dos fatores que contribuíram para o andamento dos trabalhos no local. “A estação do ano ajuda muito nas obras viárias, então no verão conseguimos aumentar as frentes de serviços, evoluindo os trabalhos de forma mais rápida. Em tempos de  chuvas, o ritmo reduz, principalmente porque trabalhamos com a movimentação de terras”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM