CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA promove evento sobre pesquisa em bioativos contra câncer

Programação ocorrerá à tarde, no Campus Guamá

O Liberal
fonte

As pesquisas sobre a utilização de substâncias oriundas de espécies vegetais da Amazônia no combate ao câncer serão o tema da primeira edição do evento Fitoterapia na Oncologia" que a Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá nesta quinta-feira (1°), no Campus Guamá. Sob a coordenação da Liga Acadêmica de Fitoterapia (Lafito) e da Liga Acadêmica de Genética do Câncer (Lagec), a programação vai ocorrer das 14h30 às 18 horas, no Auditório Arlindo Pinto, prédio anexo ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Pesquisadores da UFPA observam que algumas plantas têm se mostrado importantes aliadas da Medicina, pois apresentam bioativos com ações terapêuticas, que podem prevenir determinadas doenças. Nesse contexto é que são inseridas as pesquisas com plantas para o combate a células cancerígenas. O evento desta quinta contará com três palestras, englobando a exposição de bioativos de plantas presentes na Amazônia, dos tratamentos oncológicos mais utilizados atualmente, bem como seus efeitos adversos no corpo, e uma mostra de pesquisas que tratam da possibilidade de aplicação da fitoterapia como parte complementar do tratamento de pacientes diagnosticados com câncer.

Sabrina Oliveira, presidente da Lagec e uma das pesquisadoras enolvidas no projeto, destaca: “Os tratamentos oncológicos atuais, em sua maioria, sempre possuem efeitos adversos. Com o desenvolvimento da fitoterapia aplicada à área oncológica, esperamos ter uma melhora nesse cenário, podendo usar fitoterápicos como uma terapia complementar, diminuindo efeitos colaterais, melhorando a eficácia do tratamento, além de mostrar como a Amazônia é uma potência para estudos de diferentes tipos de tratamentos, entre eles o oncológico”.

Estudos aprofundados dos bioativos presentes na biodiversidade amazônica podem ser uma porta de entrada para a utilização destes em tratamentos quimioterápicos, capazes de minimizar efeitos adversos do tratamento como mucosite e dor oncológica. “Entusiasticamente, estudos têm demonstrado o potencial sinérgico de combinar uma substância natural com um quimioterápico já estabelecido, o que nos sugere a perspectiva de novos ciclos quimioterápicos", afirma Jordana Lorrane, diretora do Lafito.

Serviço:

Fitoterapia na Oncologia

Data: 1º de setembro de 2022

Hora: das 14h30 às 18h

Local: Auditório Arlindo Pinto, prédio anexo ao ICB no Campus Guamá

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM