Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

UFPA disponibiliza exames de detecção de câncer de mama e colo do útero

Ação alusiva ao Outubro Rosa também traz palestras educativas e outros atendimentos abertos ao público e gratuitos

O Liberal

Em alusão ao mês dedicado à prevenção do câncer de mama - o Outubro Rosa -, a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem realizado ações gratuitas de atenção à saúde da mulher. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a Região Norte é a única do Brasil onde as taxas de câncer de mama e de colo do útero se equivalem entre as mulheres. Pelos índices, instituições de saúde da região consideram o Outubro Rosa como o mês de prevenção e conscientização à saúde feminina como um todo.

“A incidência recorrente na Região Norte pode estar relacionada às características geográficas da Amazônia, onde as distâncias dificultam o acesso aos sistemas de saúde, além da carência de informação sobre o assunto. Na fase da juventude, é difícil encontrar lesões graves ou câncer. O pico da ocorrência de infecções no organismo feminino que, caso não cuidadas ou prevenidas, pode gerar esses problemas no futuro. A realização contínua de exames preventivos é imprescindível”, alerta a professora Maísa Silva de Sousa, do Laboratório de Biologia Molecular e Celular do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA.

Neste mês, a UFPA irá disponibilizar apresentações com os temas: Fisioterapia e Câncer de Mama, no dia 19 de outubro, e Câncer de Mama, no dia 26. As atividades iniciam às 8h, no auditório do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança - Casmuc. A participação é gratuita e aberta ao público.

Além das ações deste mês, a Universidade disponibiliza atendimento laboratorial de fluxo contínuo no Laboratório de Citopatologia da UFPA, através do Programa Estudante Saudável. São atendidas tanto estudantes da UFPA quanto mulheres da comunidade externa. Para estudantes, o atendimento é realizado todas as quintas-feiras, pela manhã, e a comunidade externa é atendida às segundas-feiras, à tarde. São realizadas de 10 a 15 coletas por dia de atendimento, feitas por profissionais de saúde acompanhadas por estudantes de graduação da UFPA.

O programa também disponibiliza serviço educativo e ambulatorial por meio do Ambulatório de Mastologia, localizado no Casmuc. A comunidade externa também pode participar de palestras e realizar exames por meio do Projeto Saúde Mamária, que associa a saúde das mamas a práticas de nutrição e fisioterapia.

No Complexo Hospitalar da UFPA, os Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) ofertam agendamento de mamografia durante todo o mês para quem desejar fazer o exame, além de biópsias para pacientes já diagnosticadas.

“É importante que as mulheres exerçam o autocuidado, que conheçam seu corpo e possam identificar o que já é existente e o que pode ser novo e merecer investigação”, ressalta a professora Franciane Silva Rocha, coordenadora do Projeto Saúde Mamária.

Confira os serviços disponíveis:

Exames laboratoriais pelo Programa Estudante Saudável (PES)
Público: homens e mulheres estudantes da UFPA
Agendamento: (91) 91 984702276 ou pelo e-mail labcitoufpa@gmail.com.

Exames realizados em Homens e Mulheres – urina rotina, fezes, hemograma, perfil metabólico (glicose, triglicerídeos e colesterol), perfil renal (ureia e creatina), perfil hepático (AST/ALT, bilirrubinas, GGA e FA), pesquisa sorológica (vírus linfotrópico-T humano HLTV, VDRL).
Mulheres: exame preventivo de Papanicolau, exame de bacterioscopia de secreção vaginal, pesquisa molecular na secreção cérvico-vaginal (chlamydia trachamattis, papilomavírus humano – HPV).
Agendamento: (91) 91 984702276 ou pelo e-mail labcitoufpa@gmail.com.

Exames do Ambulatório de Mastologia do Casmuc
Público: mulheres estudantes da UFPA e comunidade externa
Exames realizados: exame clínico e mamografia
Agendamento: (91) 3201-8884

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM