Terminal Hidroviário de Belém tem movimentação tranquila nesta sexta-feira (22)
Passageiros têm procurado fazer o teste de covid-19 disponível no terminal tanto para embarque quanto desembarque

Nesta sexta-feira (22), início do penúltimo fim de semana de julho, a movimentação era tranquila no Terminal Hidroviário de Belém, “Luiz Rebelo Neto”, com maior fluxo de pessoas principalmente durante os horários de embarque e desembarque dos navios. Passageiros que passavam pelo local, aproveitavam para fazer o teste de covid-19, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), por meio do projeto Bora Testar.
A aposentada Cícera Ferreira, de 58 anos, era uma das passageiras que tinha acabado de desembarcar no terminal, chegando de Salvaterra, município localizado na Ilha do Marajó, região nordeste do estado. Ela conta que mora em Brasília e que o Marajó foi apenas um dos destinos escolhidos para aproveitar o verão em terras paraenses.
VEJA MAIS
“Eu vim a Belém, já fui a Salinas, e agora estou voltando de Salvaterra. Eu nunca tinha visitado o Marajó e amei. É tranquilo, venta muito, é muito bonito. Salinas eu já conheci em 2016, em outra viagem que passei pelo Pará, a caminho de Macapá, onde tenho família. Agora estou voltando para seguir viagem para Macapá”.
Cícera descobriu o serviço de testagem para covid-19 na manhã desta sexta-feira e decidiu fazer o exame. Na avaliação dela, foi uma boa oportunidade para saber como está a saúde antes de continuar a viajar:
“Eu nunca peguei covid. Desde que a pandemia começou, sempre que eu fazia os testes dava negativo. Também, eu viajo de máscara e já tomei todas as vacinas, a gente fica mais protegida. Agora eu vou fazer de novo, já que é rápido, né?”, conta.
Testes têm sido procurados pelos viajantes
A coordenadora do Bora Testar, a epidemiologista Sheila Prestes, explica que o serviço é totalmente gratuito e está disponível para todos os públicos que queiram fazer a testagem, tanto sintomáticos, quanto assintomáticos. De acordo com Sheila, a expectativa da Sesma é de fazer cerca de 300 testes por dia no terminal. No último fim de semana foram feitos 230 testes, 10% dos quais tiveram resultados positivos.
“A orientação que a gente dá para esses pacientes que têm resultado positivo para covid-19 é em relação à etiqueta respiratória: caso a pessoa apresente algum sintoma gripal, como tosse, espirro e coriza, que ela mantenha o maior isolamento possível, mas que se tiver que sair, que use a máscara, e guarde o distanciamento social, principalmente nesses ambientes de muito movimento como os terminais”, orienta.
O serviço de testagem é preferencialmente para pessoas que vão passar pelo Terminal Hidroviário de Belém, seja saindo ou chegando à capital. O serviço funciona todas as sextas-feiras e sábados de julho, das 8h às 14h. Para fazer o exame, basta apresentar documento de identificação e CPF. Em casos de menores de idade, é necessária a presença de um responsável legal.
Serviço:
Teste de covid-19 no Terminal Hidroviário de Belém
Funcionamento: sextas e sábados de julho
Horário: das 8h às 14h
Público: viajantes
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA