Sesma registra duas mortes por covid-19 nas últimas duas semanas, em Belém

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), as duas vítimas são mulheres idosas, uma de 78 e a a outra de 66 anos

Saul Anjos
fonte

Belém registrou duas mortes por covid-19 nas duas últimas semanas. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). As vítimas, segundo a Sesma, são mulheres idosas. Nesta quarta-feira (27), o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou um alerta epidemiológico sobre a necessidade de ações de prevenção e controle da covid-19 e outros vírus respiratórios que estão circulando na capital. 

De acordo com o comunicado da Sesma encaminhado à redação integrada de O Liberal, uma das vítimas, que tem 78 anos, possuía histórico prévio de doença cardiovascular crônica e diabetes. “Ela foi internada em um hospital privado e morreu no último dia 20”, informou a Secretaria.

Com relação a outra morte causada pela doença, a Secretaria comunicou que foi uma mulher de 66 anos, sem nenhuma comorbidade. “Ela deu entrada no Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira na última terça-feira, 26, onde recebeu os primeiros atendimentos. No local foram realizados raio x, exames laboratoriais e coleta para Covid-19. A paciente, que não apresentava nenhuma comorbidade, morreu no mesmo dia”, esclareceu a Sesma.

A Secretaria esclareceu que “duas pacientes estavam com o esquema vacinal primário contra a Covid-19 completo e já haviam tomado a primeira dose de reforço da vacina bivalente, faltando apenas o reforço bivalente, correspondente à segunda dose”. E disse ainda que não procede a informação de que uma das vítimas não estava vacinada contra a doença.

“Nos últimos dias, a rede municipal de saúde de Belém registra um aumento nos atendimentos de pacientes apresentando sintomas de Síndromes Gripais (SG) , infecções sazonais que ocorrem com mais frequência neste período de chuvas na Amazônia. Diante disso, a Prefeitura de Belém está reforçando a importância da intensificação das ações de prevenção e controle da covid-19 e outros vírus respiratórios no município. 

A Sesma reitera que é fundamental que a população, mesmo vacinada, continue adotando medidas para conter a propagação dos vírus na comunidade, principalmente as medidas de proteção individual e coletiva, como evitar aglomerações (comuns no período chuvoso), locais fechados e mal ventilados e contato próximo com pessoas doentes. Em caso de manifestações de sintomas gripais é necessária a utilização de máscara e o uso de álcool 70% ou água e sabão para a higienização das mãos com frequência”, diz o restante da nota da Sesma. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM