CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em Belém, serviços do novo sistema de limpeza urbana começam na segunda (15/04)

A estimativa é que sejam recolhidas 2 mil toneladas de resíduos por dia no primeiro mês de serviço em Belém

Eduardo Rocha
fonte

Os serviços de coleta, varrição, implantação de ecopontos e de lixeiras e ativação de um canal de atendimento à população de Belém começarão na próxima segunda-feira (15/04), a cargo da Ciclus Amazônia, empresa vencedora da licitação do sistema de coleta e tratamento dos resíduos sólidos da capital, realizada pela Prefeitura de Belém. Estima-se o recolhimento de 2 mil toneladas de resíduos por dia neste primeiro mês de atuação do consórcio.

O plano diretor está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Para as ações manuais e automáticas de limpeza, capinagem, roçagem, raspagem e pintura de guias e postes de vias públicas, a cidade foi dividida em Belém Sul, Belém Norte, ilhas de Outeiro, Cotijuba, Mosqueiro, Combu, Murutucum e Ilha Grande.

Os serviços de varrição, limpeza, capinagem e roçagem de áreas públicas, entre outros, ocorrerão diariamente, por meio do trabalho de mais de 2 mil colaboradores. No total, serão utilizados cerca de 450 equipamentos, incluindo contêineres móveis, caminhões, patrulhas mecanizadas e roçadeiras, atuando nos períodos diurno e noturno na capital paraense.

VEJA MAIS

image Nova empresa de limpeza urbana começa a operar dia 15 de abril, diz Prefeitura de Belém
Os 2.300 novos funcionários contratados passarão por um dia de treinamento, neste sábado (6)

image População transforma pontos de acúmulo de lixo em jardins comunitários em Belém
Moradores do entorno do canal do Galo, em dois pontos às margens da travessa Coronel Luís Bentes e da avenida Senador Lemos, no Telégrafo, se uniram para transformar a realidade onde moram

image Lixo em Belém: moradores expõem falta de coleta, apesar do anúncio do novo sistema de limpeza urbana
Monturos de lixo doméstico e entulho tomam conta de vias públicas na capital paraense, indicando a necessidade de medidas urgentes por parte do Poder Público

Ao longo dos próximos meses, também serão instaladas lixeiras, ecopontos e contêineres semienterrados para receber os resíduos entregues pela população.

Confira detalhes dos serviços em Belém

• Trabalho começa na segunda-feira (15/04), com um efetivo total de 2 mil trabalhadores e mais de 450 equipamentos, incluindo o recolhimento de resíduos hospitalares;
• Serviços de varrição, limpeza, capinagem e roçagem de áreas públicas ocorrerão inicialmente nos períodos diurnos;
• Serão instalados pontos de coleta seletiva, lixeiras e contêineres, principalmente em feiras e parques;
​• A coleta seletiva será implantada em toda a cidade, começando pelo distrito de Icoaraci e pelos bairros da Pedreira, Telegrafo, Souza, Marambaia, São Brás, Nazaré, Batista Campos e Umarizal.

Belém, cidade limpa

“Nosso foco é transformar Belém em uma cidade limpa o mais rápido possível, por isso fizemos um amplo planejamento e estamos iniciamos os trabalhos 22 dias antes do previsto. Sabemos dos desafios e, por isso, estamos empregando toda a experiência das empresas que compõe a Ciclus Amazônia, não somente na gestão dos resíduos, mas também na capacidade de mobilização de equipamentos e colaboradores, com geração de emprego e renda para a população belenense”, destaca Luiz Gomes, CEO da Ciclus Amazônia.

Para o recolhimento de materiais recicláveis, serão instalados ecopontos no bairro da Pedreira e no canal do Tucunduba; os já existentes na São Joaquim e na Avenida Bernardo Sayão serão restaurados.

Também haverá a implantação de pontos de entrega voluntária em locais de grande movimentação de pessoas, como as praças da República e Batista Campos, assim como no Portal da Amazônia. Para a coleta destes materiais serão empregados caminhões com carroceria tipo gaiola, carroceria Munck e poliguindaste duplo, além de contêineres de volumetria variada entre 240 litros e 5 m³.

Os resíduos recicláveis serão encaminhados para as cooperativas de catadores indicadas pela Sesan. Essas cooperativas estão sendo identificadas e cadastradas por meio de um diagnóstico a ser elaborado pela Ciclus Amazônia e que comporão o sistema de gestão de resíduos do Município.

Varrição

A varrição ocorrerá tanto de forma manual como mecanizada, contribuindo para a limpeza e conservação de locais públicos. Serão 89 setores executados no período diurno e 14 no noturno com o uso de contêineres com capacidade de 120 litros, percorrendo mais de 360 km/dia. 

Com o uso da Varredeira Mecanizada, usada pela primeira vez em Belém, diariamente, serão atendidos seis setores de noite, limpando mais de 60 km/dia de avenidas.

Passagem em feiras e hospitais

No total, serão atendidas mais de 52 feiras livres e mercados municipais de Belém. As feiras da 25 de Setembro (travessa Antonio Baena), do Entroncamento, da 8 de Maio e o Mercado Municipal de Icoaraci, por exemplo, contarão com a instalação de contêineres semienterrados e os já localizados nas feiras da Cremação e da 25 de setembro (travessa Das Mercês) serão restaurados. Os eventos ao ar livre também contarão com a utilização de contêineres, caminhões coletores e caminhões pipa para a lavagem desses locais.

Em atendimento as áreas não contempladas pelos serviços rotineiros e atendimento às ordens de serviço da Sesan, serão disponibilizadas equipes para mutirão auxiliar de serviços gerais, pás mecânicas, caminhões basculante e roçadeiras.

“Desde já, pedimos que a população se engaje conosco nesta transformação de Belém: deixar o lixo na rua perto da hora da passagem do caminhão, não fazer descartes em vias públicas ou utilizar pontos de coleta clandestinos e, principalmente, separar o resíduo reciclável, que gera empregos e renda para muitas famílias. Utilizem e conservem os pontos de coleta que estamos disponibilizando, que serão fundamentais para a construção de uma cidade mais limpa”, completa Luiz Gomes.

Sobre a Ciclus Amazônia

A Ciclus Amazônia é uma empresa da Ciclus Ambiental, holding do Grupo Simpar, responsável pela gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos de Belém em conjunto com a Promulti e Terraplena. Realiza a coleta, varrição, implantação de ecopontos, a recuperação do aterro do Aurá e a disposição final adequada do lixo da cidade. Também trabalhará na inserção de catadores e na implantação de estação de Transferência de Rejeitos (ETR) e assim como um novo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR). A concessão tem duração de 30 anos e receberá investimento total de R$ 700 milhões, sendo R$ 400 milhões destinados para os primeiros dez anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM