CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Semob lança projeto “Espaço Inclusivo” na Semana Nacional do Trânsito

A proposta da atividade é ensinar sobre a inclusão no trânsito para as pessoas com deficiência e aos demais visitantes

o Liberal
fonte

Nesta terça-feira (21), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) promove - através do projeto “Espaço Inclusivo” - diversas atividades com foco na acessibilidade e inclusão durante a Semana Nacional do Trânsito. Desta vez, além das ações já previstas, as atividades incluem um circuito de bicicleta em parceria com o projeto "Bike Inclusiva". A  proposta da atividade é ensinar sobre a  inclusão no trânsito para as pessoas com deficiência e aos demais visitantes que queiram aprender a andar de bicicleta de forma segura.

“A importância de incluir o projeto ‘Espaço inclusivo’ dentro da nossa programação em parceria com outras ONGs e com o projeto Bike inclusiva é não só de incluir mas também de socializar. Até porque o trânsito é feito para todos e essa é uma forma da gente socializar essas crianças que são PCDs com outras crianças e adultos. Estamos aqui com toda uma programação montada, com jogos educativos, pinturas, além da feirinha com as ongs das mães que estão aí nessa luta há muito tempo”, destaca Tatiane Pinheiro, chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da SeMOB.

Criado há cinco meses, o projeto “Bike Inclusiva'' é voltado para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, utilizando a bicicleta como foco da terapia. O grupo utiliza, em sua metodologia, dinâmicas adaptadas e lúdicas. Atualmente, a Bike Inclusiva atende gratuitamente 50 alunos com deficiência intelectual e múltipla.

“É muito importante ter esse espaço de inclusão dentro da Semana do Trânsito. O projeto ‘bike inclusiva’ visa proporcionar independência para os PCDs e a inclusão efetiva na sociedade. O objetivo é mostrar que podemos fazer a inclusão das pessoas com deficiência e mostrar que elas têm capacidade, potencial e habilidades, para juntas quebrarmos as barreiras do preconceito, discriminação e das diferenças em todos os sentidos”, afirma o idealizador do projeto, Ivan Arruda Junior, pedagogo com especialização em educação especial.

Além do circuito, haverá uma feira de produtos artesanais com expositores das lojas colaborativas Grupo Mundo Azul, a Organização Não Governamental Mães Guerreiras do Pará e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Pará (AHAAP), que vendem, dentre outros produtos, brinquedos educativos, materiais adaptados e pedagógicos. Até as 17h, o público poderá comparecer ao shopping IT Center, localizado na avenida Senador Lemos, no bairro Sacramenta, e aproveitar a programação.

(Bruna Ribeiro e Karoline Caldeira, estagiárias, sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM