CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Romaria dos Corredores: devotos agradecem por graças alcançadas, sobretudo pela saúde

Maria Belém, de 55 anos, correu em gratidão à recuperação da irmã, de 59 anos, acometida por câncer de mama

Camila Guimarães
fonte

A Romaria dos Corredores, uma das 13 procissões oficiais do Círio de Nazaré, moveu centenas de fiéis na manhã deste sábado, 22 de outubro, pelas ruas de Belém, retomando a tradição que já dura cerca de oito anos, mas que esteve interrompida nos últimos dois por causa da pandemia de covid-19. Nesta edição, muitos romeiros aproveitaram a oportunidade para agradecer pelas graças alcançadas. Uma delas foi a corredora Maria Belém, que participou em gratidão pela restituição da saúde da irmã, acometida por câncer de mama.

VEJA MAIS

Durante toda a romaria, Maria Belém, de 55 anos, correu agarrada a uma medalha com um símbolo que caracteriza a campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. O objeto, segundo ela, é agora como um troféu de vitória, não pela corrida concluída com sucesso - uma vez que o evento não é competitivo, - mas pela conquista de um milagre:

"Hoje eu vou levar essa medalha para casa e dar para ela, pra minha irmã. Há cinco anos ela já vinha lutando contra um câncer de mama. Nós praticamente já morávamos no hospital com ela. Foi uma internação muito difícil, em que ela emagreceu muito, pegou várias infecções e chegou a ser desenganada pelo médico, mas hoje está em casa, se recuperando", conta Maria Belém.

image Maria Belém tirou forças da pé para fazer o percurso. Ela já corre há cerca de 20 anos no Círio. (Camila Guimarães / Especial para O Liberal)

Ao completar a corrida, após cerca de uma hora e meia de percurso, a romeira se emociona ao relembrar os momentos mais difíceis que passou ao lado de sua irmã, Francisca Baião, de 59 anos. Ela conta que a sempre foi imprescindível para se manter firme durante todo o tempo e foi dessa mesma fé que ela tirou forças para participar da romaria. Ela espera que no ano que vem seja ainda melhor:

"A minha irmã chegou a não ter mais forças para resistir. Ela pedia para Deus levar ela para que ela não desse trabalho para mais ninguém. Mas nós nos reunimos em oração, pedimos para que ela ficasse boa. Ela fez quimioterapia e hoje ela está lá em casa, graças a Deus! Ela não precisou tirar toda a mama e hoje está se restabelecendo. É uma bênção! É a prova de que a fé move montanhas e a união da família também, porque existe amor. Ano que vem, vamos trazer ela aqui na igreja de Nazaré para agradecermos juntas!", comemora.

VEJA MAIS

image Romaria dos Corredores leva a devoção mariana às ruas do centro de Belém neste sábado
Este ano, a Romaria dos Corredores mobiliza mais de 1.500 pessoas, em duas horas de duração

image Círio 2022: corredores demonstram fé em Nossa Senhora em 7 km pelas ruas de Belém
Cidade recebe a Romaria dos Corredores, com 3 mil pessoas, nas primeiras horas deste sábado (22)

image Círio 2022: confira quais romarias oficiais ainda serão realizadas neste mês
No próximo sábado (22), cerca de três mil pessoas deverão participar da Romaria dos Corredores

Romeiro recupera a saúde correndo pela fé

Outro romeiro que agradeceu por bênçãos de saúde nesta procissão foi o operador de empilhadeira Marcus Proença, de 47 anos. Ele conta que, há quatro anos, pesava 86 quilos e convivia com vários problemas de saúde, devido ao sobrepeso, até que começou a correr pela fé. Ele começou a prática do exercício na Corrida do Círio, em 2018, e desde então não parou mais:

"Comecei a correr em 2018, a minha primeira corrida foi a Corrida do Círio. Eu pesava 86 quilos e tinha várias doenças. Depois que eu comecei a correr, melhorou tudo. Hoje em dia, se não correr, não presta", brinca.

 

image Correr no Círio faz parte da história de recuperação da saúde do romeiro Marcus Proença, 47. (Ivan Duarte / O Liberal)

 

Apesar do pique e da assiduidade no Círio de Nazaré, este foi o primeiro ano de Marcus na Romaria dos Corredores. Ele chegou por volta das 5 horas da manhã, em frente à Basílica Santuário de Nazaré e terminou a corrida, junto com os demais romeiros, por volta das 7h30, ainda mais revigorado, segundo ele.

"Tem que estar na pista!", comemora. "Eu corro por devoção à nossa mãezinha que faz tanto milagre nessa terra. Sou muito grato. É uma emoção grande, até de arrepiar, pela fé que temos".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM