CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Romaria dos Corredores leva a devoção mariana às ruas do centro de Belém neste sábado

Este ano, a Romaria dos Corredores mobiliza mais de 1.500 pessoas, em duas horas de duração

O Liberal

Mais uma das 13 procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré ganhou as ruas do centro da capital paraense nas primeiras horas da manhã deste sábado (21). Desta vez, a homenagem à Padroeira da Amazônia veio dos corredores de rua, profissionais e amadores, que fizeram um percurso de 7 quilômetros passando pelos bairros de Nazaré, Batista Campos, Campina e Cidade Velha. A estimativa do Dieese-PA para este ano é que a Romaria dos Corredores reunisse cerca de três mil pessoas, em duas horas de duração, mas o número de participantes foi bem menor. 

Romaria dos Corredores 2022

Entre eles estavam os integrantes do Papão Léguas, que reúne 130 corredores de rua da Grande Belém. "É um segmento que cresce muito na sociedade, pelo caráter desportivo. E por não ser um evento competitivo, não tem critério de participação e nem inscrição. É apenas para as pessoas expressarem a devoção a Nossa Senhora", destaca Antônio Souza, diretor de procissões do Círio de Nazaré.

A concentração dos atletas começou bem cedo, antes das 5h, em frente à Basílica Santuário. Mas, a saída dos corredores, marcada para as 5h30, começou com um atraso de quase meia hora. O percurso compreendeu o trecho da avenida Nazaré até a avenida Generalíssimo Deodoro, seguindo pelas avenidas Conselheiro Furtado, Padre Eutíquio, rua João Diogo, travessas Coronel Fortunato, Dom Pedro, Padre Champagnat e Siqueira Mendes, avenidas Portugal, Tamandaré e Gama Abreu, retonando pela avenida Nazaré até o ponto de partida: a Praça Santuário.

VEJA MAIS

Círio 2022: Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e Recírio mudam trânsito e linhas de ônibus
Os eventos, neste sábado (22), domingo (23) e segunda (24), vão provocar algumas alterações em itinerários de linhas de ônibus e circulação por algumas vias; entenda

Círio 2022: corredores demonstram fé em Nossa Senhora em 7 km pelas ruas de Belém
Cidade recebe a Romaria dos Corredores, com 3 mil pessoas, nas primeiras horas deste sábado (22)

Círio 2022: confira quais romarias oficiais ainda serão realizadas neste mês
No próximo sábado (22), cerca de três mil pessoas deverão participar da Romaria dos Corredores

Durante a romaria, a berlinda com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguiu à frente dos corredores em um veículo oficial da Arquidiocese, imprimindo uma velocidade baixa para que os participantes pudessem acompanhar. Ao longo do percurso, os corredores foram incentivados com cânticos marianos e saudações a Nossa Senhora, sempre acompanhados por uma equipe do Corpo de Bombeiros, para apoio em caso de acidente ou alguma intercorrência. O trânsito à frente dos participantes foi controlado por batedores do Batalhão Águia da Polícia Militar, que iam liberando a passagem dos veículos na medida em que os atletas avançavam no trajeto, para não provocar transtornos.

Esbanjando uma vitalidade invejável, um dos romeiros que foi destaque nesta edição do Círio de Nazaré também marcou presença na Romaria dos Corredores. Ney Belém, de 60 anos, voltou às ruas de Belém mais uma vez levando consigo a bandeira do seu município, Igarapé-Miri. Ele esteve entre as milhares de pessoas que acompanharam o Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua, primeira das grandes romarias do Círio, no dia 7 de outubro. Correndo descalço, ele completou o percurso de quase 10 horas até a Igreja Matriz de Ananindeua.  

Ney Belém, de 60 anos, voltou às ruas de Belém mais uma vez levando consigo a bandeira do seu município, Igarapé-Miri. (Ivan Duarte / O Liberal)

Após uma hora e 12 minutos a Romaria chegou ao fim e os corredores receberam a bênção do Padre Assis Maria de Oliveira, reitor da Basílica de Nazaré, na Praça Santuário.

A Romaria

A ideia de promover uma romaria que reunisse os ateltas de rua foi sugerida por uma comitiva de corredores da capital paraense, que encaminhou o pedido à Arquidiocese de Belém e à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). A aprovação veio em 2014. O evento não tem caráter competitivo, tornando a participação acessível a qualquer pessoa, inclusive corredores iniciantes, que queiram manifestar sua fé na Virgem de Nazaré.

O Círio 2022 é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém, com participação de patrocinadores e apoiadores.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!