Região Metropolitana tem policiamento reforçado nesta sexta-feira com a operação Overlord
O objetivo da operação é agir preventivamente nas áreas identificadas como críticas, combatendo principalmente as ocorrências de roubo e homicídios
Um efetivo de mais de 1.100 militares, com o apoio de 557 viaturas, integra a operação “Overlord”, que intensificará a segurança pública nos locais de maior ocorrência de crimes na Região Metropolitana de Belém. O trabalho começou no final da tarde desta sexta-feira, 19, com a distribuição das equipes em quatro áreas - Arterial 18, na Cidade Nova, em Ananindeua; estação final do BRT, na rotatória do Tapanã; Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Augusto Montenegro, e Praça da Bandeira, no bairro do Comércio, em Belém - e segue por toda a noite.
O objetivo da operação é agir preventivamente nas áreas identificadas como críticas, combatendo principalmente as ocorrências de roubo e homicídios. Levantamento da Polícia Militar aponta que 80% dos crimes estão concentrados em 20% de determinadas áreas da RMB e costumam ocorrer, quase sempre, em horários específicos, o que determinou a escolha pelos locais e o momento para que a operação fosse às ruas.
A ação tem o reforço de vários grupamentos da Polícia Militar, incluindo cavalaria, cani, ronda motorizada e Graesp. "Estamos usando o efetivo de vários batalhões e sessões especializadas, com o apoio do Grupamento Aéreo, para que possamos demonstrar, cada vez mais, a força do Estado, a presença policial”, ressalta o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.
Somente em abril deste ano foram registradas 3.950 ocorrências, contra 3.656 no mesmo período do ano passado, mesmo com a circulação limitada de pessoas por conta do isolamento social exigido pela pandemia. O Pará, ficou em segundo lugar entre os sete estados que conseguiram reduziram a taxa de crimes violentos letais intencionais, com queda de 24% segundo a Segup
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA