'Rabo do Peru': após dois anos sem desfilar, bloco volta às ruas de Icoaraci este ano

O tradicional bloco carnavalesco sempre se apresenta na Quarta-Feira de Cinzas; lançamento da programação deste ano ocorreu neste domingo (22)

Dilson Pimentel
fonte

Após dois anos sem desfilar, o tradicional bloco carnavalesco Rabo do Peru voltará às ruas de Icoaraci este ano. Na mais recente apresentação, em 2020, ano em que começou a pandemia, o bloco reuniu 200 mil foliões.

O “Rabo do Peru” sempre desfila na Quarta-Feira de Cinzas, dia em que foi criado e que, neste ano, será em 22 de fevereiro. E o lançamento oficial da edição 2023 do bloco carnavalesco ocorreu neste domingo (22), na sede da Asalp (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará), no bairro Coqueiro, em Ananindeua.

A programação também marcou o aniversário de 69 anos de idade do fundador do bloco, Marcos Moraes. Este ano, o bloco desfilará como parte da programação de carnaval da prefeitura de Belém e, por isso, mudou o trajeto.

No dia do desfile, a programação do bloco começa às 12 horas, com a também tradicional distribuição de um sopão de mocotó. É o “Sopão do Peru”. “Levanta todo mundo. Tem que tomar sentado que é para não cair”, brincou Marcos Moraes.

O tema do desfile deste ano é “Creio que dias melhores virão”. “Vamos mudar o trajeto por solicitação da Prefeitura Municipal de Belém e dos órgãos de segurança. O ‘Rabo do Peru’ vai sair da Soledade, vai subir a Quarta Rua, que é a 15 de Agosto, e vai direto. Começa o desfile oficial no canto da Berredos com a 15 de Agosto e segue até a Pimenta Bueno”, disse.

VEJA TAMBÉM:

image Bloco 'Rabo do Peru' encerra o Carnaval 2019 em Icoaraci
Cerca de 25 mil pessoas participaram da folia no distrito

image Distritos encerram Carnaval com Rabo do Peru e Pirarucu nas Cinzas
Programação reúne música, trios elétricos e tradição no Carnaval 2019

image Rabo do Peru não desfilou, mas distribuiu sopão para os brincantes
Distribuição de alimento foi realizada no horário em que a concentração do bloco ocorria em anos anteriores

image O lançamento da edição 2023 do bloco Rabo do Peru ocorreu, neste domingo, na sede da Asalp (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará), no bairro Coqueiro, em Ananindeua (Divulgação)

Depois da dispersão, bloco não participa de nenhum outro evento

O Rabo do Peru encerra seu desfile precisamente às 18h30. Não excedemos esse horário. E, depois da dispersão, o bloco não faz e nem participa de nenhum outro evento em Icoaraci e nem em outro local”, afirmou Marcos Moraes.

É que existem outras pessoas que fazem programação, já depois da apresentação do bloco. E, aí, quando há confusão, acabam associando esses atos de violência ao desfile do bloco.

Marcos Moraes explicou que a Asalp é agora parceira do bloco. “E isso permitirá a volta do ‘Baile azul, vermelho e branco’. Esse baile será no dia 12 de fevereiro. Aí nós fizemos os abadás já pensando no baile da Asalp”, contou.

Neste domingo (22), também ocorreu o lançamento oficial dos abadás para esse baile e, também, para o bloco Rabo do Peru.

Bloco proporciona renda para milhares de pessoas

No dia de sua saída, o ‘Rabo do Peru’ proporciona renda para milhares de famílias, que vendem de tudo e tiram o sustento que dura por pelo menos uma semana”, afirmou. “O Rabo do Peru já não é meu. É do povo. E pode tornar-se patrimônio imaterial da cultura, do verdadeiro carnaval de rua”, disse Marcos Moraes.

No dia do desfile deste ano o “Rabo do Peru” completará 28 anos. Ele começou, em uma Quarta-Feira de Cinzas, inicialmente com 15 amigos. O nome surgiu no segundo ano de fundação, em homenagem ao “Rabo de Galo”, que saia do Lapinha (casa de shows), na Condor, para o Bar do Parque, reunindo as pessoas que trabalhavam normalmente durante o Carnaval e que, nesse dia, aproveitavam para se divertir.

“Aí, alguém disse: ‘Rapaz, lá tem o ‘Rabo de Galo. E, aqui em Icoaraci, vai ter o ‘Rabo do Peru”, contou. Em 2021 e 2022 não houve desfile - só distribuição de sopa para os foliões.

 

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM