'Programa Pós-Covid' recebe cadastro de novos pacientes para tratamento em Belém
A iniciativa, promovida pela Uepa, visa atender pessoas acometidas por quadros decorrentes da covid-19

A partir da próxima segunda-feira (22), visando atender pessoas acometidas por quadros decorrentes do coronavírus, o Programa de Atenção Integral à Saúde de Pacientes Pós-Covid-19 receberá cadastro de novos pacientes para realização de tratamento dos quadros. O serviço é realizado pela Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O cadastro pode ser feito por meio do contato de Whatsapp (91) 98118-2421.
A assistência é destinada para pessoas acima de 18 anos, em fase pós-covid-19 e que desenvolveram alguma lesão ou sequela por causa do vírus. Para participar, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e a confirmação de infecção do vírus, por meio de teste. Depois do cadastro, os pacientes serão chamados de forma gradual para iniciar o acompanhamento com os profissionais.
VEJA MAIS
O grupo que atua no projeto é formado por uma equipe multiprofissional, cujos serviços vão desde a avaliação médica, passando pela realização de exames, até o atendimento de reabilitação. Além disso, os profissionais também produzem pesquisas científicas que ajudam no combate à pandemia no Pará.
Além da avaliação médica, o paciente poderá realizar exames de espirometria e tomografia computadorizada de tórax, avaliação fisioterapêutica e reabilitação pulmonar, entre outros atendimentos, dependendo da necessidade. O objetivo é examinar os impactos da covid-19 a longo prazo e, desta forma, avaliar qual a melhor opção de tratamento e acompanhamento especializado para a reabilitação dos pacientes
Pode fazer o cadastro aquele que estiver apresentando sintomas como falta de ar, dores articulares e musculares, alterações neurológicas, perda de olfato e paladar, esquecimento, dor de cabeça, e outros sinais e sintomas comuns após o ciclo da doença.
Serviço
Para mais informações, é possível entrar em contato diretamente com a equipe do Programa Pós-Covid por meio do Whatsapp (91) 98118-2421.
(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA