Procissão das Velas voltará a ser realizada após dois anos, em Belém

O evento faz parte dos festejos em honra a Virgem Maria, que terá início no próximo domingo (1º) e vai até o dia 15 de maio

Fabyo Cruz / Eduardo Rocha
fonte

Com o tema “Maria, Mãe da Esperança e Saúde dos enfermos”, a Festividade de Nossa Senhora de Fátima será aberta em Belém neste domingo (1º), com uma Missa Solene às 17h30, no Santuário de Fátima, na avenida Duque de Caxias com a Antônio Barreto, a ser celebrada pelo cônego José Luiz Fernandes, ladeado pelo pároco, cônego Sílvio Trindade. Logo após a missa, será realizada uma carreata dos fiéis pelas ruas do bairro que leva o nome da santa. No dia 12, será a vez da tradicional Procissão das Velas (procissão luminosa), na véspera do dia da padroeira, dia 13 de maio. Essa procissão terá como novidade a ala dos profissionais de saúde e dos devotos curados da covid-19.

A programação marca o retorno presencial da festividade que este ano prosseguirá até o dia 15, mobilizando cerca de 300 fiéis, após doi anos de suspensão dos eventos em virtude do pique da pandemia da covid-19. A festividade é uma realização conjunta da Diretoria da Festa de Fátima, coordenada por Júlio César Monteiro, paroquiano há 20 anos, com o Santuário de Fátima-Belém, cuja administração é do pároco Silvio Trindade.

A Procissão das Velas terá começo e término na Praça Santuário de Fátima, saindo logo após missa no dia 12, a ser celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, às 17h30. O trajeto começa em frente à Paróquia, na avenida Duque de Caxias, seguindo pela rua Antônio Barreto, avenida Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, avenida Governador José Malcher e avenida José Bonifácio até a Praça Santuário de Fátima.

VEJA MAIS

image Imagem de Nossa Senhora de Fátima percorre complexo do Ver-o-Peso no Dia da Mulher; vídeo
Ação na área integrou programação que também chamou a atenção a políticas públicas e ações de segurança para mulheres

image Fiéis louvam e agradecem a Nossa Senhora de Fátima em carreata por Icoaraci
Antes da saída da imagem, foi celebrada, às 18 horas, missa na Igreja de São João Batista

image Nossa Senhora de Fátima reforça elo entre mãe e filha
Arte-educadora ganhou o nome da santa após a coincidência com a data dedicada à devoção da mãe

Desde as primeiras procissões (em março), alguns elementos foram incorporados à Grande Romaria: o Terço, simbolizando contas dos pedidos à Nossa Senhora de Fátima; a Coroa, representando sua realeza como rainha dos fiéis que, pedem a Paz no mundo, principalmente, neste período de guerra; Carro especial, para a condução da Imagem Peregrina cedido e conduzido pelo Detran, e os dois carros: de Promessa e dos Anjos.

A festividade conta com seis romarias - Procissão de Abertura, da Ciclo Romaria, procissão ao Grêmio Literário e Recreativo Português, Procissão das Velas, procissão à Paróquia de Fátima-Icoaraci, e a do Adeus tradicionalmente realizada pelos portugueses em Fátima.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM