Procissão das Velas voltará a ser realizada após dois anos, em Belém
O evento faz parte dos festejos em honra a Virgem Maria, que terá início no próximo domingo (1º) e vai até o dia 15 de maio

Com o tema “Maria, Mãe da Esperança e Saúde dos enfermos”, a Festividade de Nossa Senhora de Fátima será aberta em Belém neste domingo (1º), com uma Missa Solene às 17h30, no Santuário de Fátima, na avenida Duque de Caxias com a Antônio Barreto, a ser celebrada pelo cônego José Luiz Fernandes, ladeado pelo pároco, cônego Sílvio Trindade. Logo após a missa, será realizada uma carreata dos fiéis pelas ruas do bairro que leva o nome da santa. No dia 12, será a vez da tradicional Procissão das Velas (procissão luminosa), na véspera do dia da padroeira, dia 13 de maio. Essa procissão terá como novidade a ala dos profissionais de saúde e dos devotos curados da covid-19.
A programação marca o retorno presencial da festividade que este ano prosseguirá até o dia 15, mobilizando cerca de 300 fiéis, após doi anos de suspensão dos eventos em virtude do pique da pandemia da covid-19. A festividade é uma realização conjunta da Diretoria da Festa de Fátima, coordenada por Júlio César Monteiro, paroquiano há 20 anos, com o Santuário de Fátima-Belém, cuja administração é do pároco Silvio Trindade.
A Procissão das Velas terá começo e término na Praça Santuário de Fátima, saindo logo após missa no dia 12, a ser celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, às 17h30. O trajeto começa em frente à Paróquia, na avenida Duque de Caxias, seguindo pela rua Antônio Barreto, avenida Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, avenida Governador José Malcher e avenida José Bonifácio até a Praça Santuário de Fátima.
VEJA MAIS
Desde as primeiras procissões (em março), alguns elementos foram incorporados à Grande Romaria: o Terço, simbolizando contas dos pedidos à Nossa Senhora de Fátima; a Coroa, representando sua realeza como rainha dos fiéis que, pedem a Paz no mundo, principalmente, neste período de guerra; Carro especial, para a condução da Imagem Peregrina cedido e conduzido pelo Detran, e os dois carros: de Promessa e dos Anjos.
A festividade conta com seis romarias - Procissão de Abertura, da Ciclo Romaria, procissão ao Grêmio Literário e Recreativo Português, Procissão das Velas, procissão à Paróquia de Fátima-Icoaraci, e a do Adeus tradicionalmente realizada pelos portugueses em Fátima.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA